Macaé CVB passa a integrar a Associação de CVBx Latinoamericana

[Por Jornal de Turismo, 17/02/2014]

O Macaé Convention & Visitors Bureau (Macaé CVB) foi surpreendido com uma ótima noticia, na ultima quinta feira (13). A instituição especializada em promover o turismo de Macaé aos quatro cantos do mundo foi escolhida dentre diversos CVBx do Brasil, para integrar um grupo de somente 10 CVBx e se associar ao Convention & Visitors Bureau de Latinoamerica. A inscrição para participar desta seleção, aconteceu em dezembro de 2013, na cidade de Florianópolis, durante o 6° Encuentro Latinoamericano de CVBx e o 4° Congresso Brasileiro de CVBx, realizada no Resort Costão do Santinho.
O Macaé CVB, que contribui com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, capta eventos de todas as naturezas e dimensões para serem realizados em Macaé, com o intuito de fomentar as mais de 40 atividades ligadas ao turismo, como restaurantes, hotéis, comércio, transportes, agências de turismo receptivo, organizadores de eventos, casas de show, cinemas, empresas aéreas, rodoviárias e diversos outros.
A partir de agora, a representatividade da entidade vai ultrapassar a fronteira nacional. O escritório de negócios de turismo da Capital Nacional do Petróleo (Convention Bureau) passa a ser Latino Americano junto a outros nove CVBx Brasileiros, ou seja, vai acumular algumas funções em nível internacional, e terá como papel principal aconselhar, elaborar planejamentos estratégicos, planos de ações, relações com o mercado e práticas ou leis vigentes, entre outros temas relevantes no âmbito latino americano. Em breve o Macaé CVB vai receber a visita da empresa Gainning Edge, especializada em tecnologia de inteligência da gestão empresarial, onde um consultor irá implantar e desenvolver um sistema de computação utilizado nos maiores Conventions & Visitors Bureaux do Mundo, como Nova York, Detroit, Rio e São Paulo dentre outros.
A Associação Latinoamericana de Convention & Visitors Bureaux é uma organização sem fins lucrativos, formada exclusivamente por CVBx ou terminologias semelhantes como: oficinas de convenciones, bureau de congressos, etc. Por característica principal estas entidades tem a composição agentes turísticos multisetoriais atuantes em uma determinada cidade ou região e a dedicação ao marketing de destinos, buscando o crescimento de seus respectivos fluxos de visitantes, prioritariamente motivados por negócios, congressos, incentivo e eventos.
Para o presidente do Macaé CVB, Leonardo Anderson este é o momento de estreitar os vínculos e o conhecimento. “Nosso desejo agora é nos unirmos para o intercâmbio de formação profissional e de promoção da América Latina, entre tantas metas e compromissos que esta poderosa indústria de eventos e congressos impõe no dia a dia aos destinos que contam com CVBx”, ressaltou frisando que a entidade, desde sua fundação, há seis anos, tem cumprindo com determinação a finalidade principal de um Convention, que é o de convidar empreendedores a realizarem seus eventos em Macaé, utilizando-se da grande rede hoteleira profissional existente e visando atrair turistas e movimentando o capital, promovendo assim o desenvolvimento econômico local.
O presidente da Federação de CVBx do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Marco Navega relembra que o Macaé CVB já participou de três Encontros Latinoamericano de CVBx desde 2008, com a parceria fundamental da Confederação Brasileira de CVBx (CBCVB) e da Prefeitura Municipal de Macaé, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec). Estes Encontros são anuais e tem como objetivo a troca de experiências e conhecimentos entre os CVBx da América Latina, gerando o crescimento contínuo dos produtos turísticos existentes nas cidades promovendo as oportunidades de negócios entre essas instituições, visando a sustentabilidade do Mercado do Turismo de Reuniões da América Latina, além de um permanente e profissional trabalho em rede, promovendo a capacitação e a promoção regional em bloco dos destinos.
“É satisfatório ver que um município carioca convidado a integrar este seleto grupo de CVBx, Macaé possui o único Centro de Convenções de todo interior do RJ e todos que trabalham eventos de médio e grande porte sabem disto, agora o vai poder representar o Estado e o Brasil dentro de uma associação Latino Americana. Uma das poucas cidades de interior do País que terão esta oportunidade, mostrando a todos a importância do trade turístico Macaense no cenário turístico estadual, nacional e agora latino-americano”, declarou Navega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *