Com 456 oportunidades para a copa, empresas de Campinas lançam produtos
[Por G1, 16/02/2014]
Com cerca de 460 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas paulistas para a Copa do Mundo, segundo o Sebrae, empresários da Região Metropolitana de Campinas (RCM) já entraram em campo com uma série de produtos voltados para 2014. O mundial de futebol deve movimentar R$ 135 bilhões no país, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Só em turismo, o valor gerado deve ser de R$ 10 bilhões.
“Há um contingente de 456 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas que deverão surgir em decorrência da Copa do Mundo de 2014 (antes, durante e após os jogos) no estado de São Paulo. O Setor de comércio concentra 51% delas, seguido pelo de serviços (30%) e indústria (19%)”, explica o gerente regional do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante.
Flores produzidas em Holambra com destaque para as cores do Brasil (Foto: Jean Ferreira/Arquivo pessoal)Flores produzidas em Holambra com destaque para as cores do Brasil (Foto: Jean Ferreira/Arquivo pessoal)
Jean Ferreira é produtor de flores em Holambra (SP) e investiu em plantas com as cores do Brasil. “Desde a Copa de 2010 eu já tinha a ideia de produzir algum produto com as cores do Brasil”, descreve o florista.
Segundo ele, as que estão sendo distribuídas agora são as Sunpatiens. E o diferencial além de algumas variedades terem folhas com as cores verde e amarela, elas são resistentes ao sol e a durabilidade é maior. “Outra curiosidade, é que descobriram que ela é um dos produtos que mais absorve CO2 da atmosfera. Portanto, além de ser bonita ela faz bem para o meio ambiente”, comemora.
Na opinião do empresário, o seus produtos farão sucesso pouco antes de os jogos começarem. “Antes da copa com todos os lugares sendo arrumados e as pessoas devem querer enfeitar seus jardins e assim a procura pelo produto deve aumentar”, explica. Por meio da cooperativa Veling Holambra as plantas alcançarão todo o país.
Canetas, copos e outros itens
De olho até nas olimpíadas, uma empresa de brindes de Campinas lançou uma caneta que leva uma bola na ponta. “Esperamos comercializar 2 milhões de unidades e aumentar o faturamento da empresa em 30%”, afirma o consultor de vendas Luis Antonio Meschiatti, da Piron Brindes.
A caneta, batizada de ‘Brasileirinha’, foi patenteada e já está sendo distribuída para clientes em todo o Brasil. Mas a empresa também investiu em outros promocionais como copos, suporte para bolsas, relógios e até uma espécie de disco de praia.
Interessados
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Campinas, para entrar no mercado de grandes eventos, é preciso estar preparado para ser competitivo e sustentável. No caso da Copa, os empresários precisam licenciar marcas e atender a uma série de exigências. Entre elas, fabricar produtos seguros e capacidade de distribuição.
As oportunidades estão em vários seguimentos, segundo o Sebrae. No setor de agronegócios, o cultivo de produtos para bares, restaurantes e hotéis, como frutas tropicais, flores e plantas ornamentais e para condimentos.Chances ainda para o turismo e produção associada, como albergues, sorveterias, confecção de brindes, aluguel de automóveis, ônibus, vans e até produção de vídeos.