Membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, integrou fórum mundial da Unesco

A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, em Parma, na Itália seu Fórum Mundial para o fortalecimento do patrimônio Cultural e das práticas alimentares relacionadas à cultura, como inclusão social, desenvolvimento econômico e bem-estar. Entre os participantes, Ana Maria Montes, representante latino-americana na Academia Brasileira de Eventos e Turismo e uma das maiores organizadoras de eventos do Chile, além de presidente com mais de uma gestão da Associação Organizadora de Eventos do Chile e ex-presidente da COCAL.

 

Foram cerca de 200 participantes internacionais reunidos para o encontro, intitulado “Cultura e Alimentação: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável”. O fórum, organizado pela UNESCO em colaboração com as autoridades italianas, organizou cinco painéis focados em alimentos em relação à identidade cultural, desenvolvimento socioeconômico, educação e sustentabilidade, biodiversidade e segurança alimentar, e também destacou as Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO – uma rede de cidades que promovem indústrias culturais no coração do desenvolvimento.

 

O Fórum foi concluído com a adoção da Declaração de Parma, que reafirma a necessidade de reforçar os vínculos culturais e alimentares com a preservação da biodiversidade e do patrimônio, apoio à nutrição saudável e melhoria na produção e o consumo de alimentos.

 

Fonte: El Mostrador