Serras Gaúcha e Catarinense terão investimento de R$1 milhão do MTur
[Por Mercado e Eventos, 22/01/2014]
O Ministério do Turismo assinou um contrato no valor de R$ 1 milhão para conhecer melhor o turismo na região das serras gaúcha e catarinense. O termo permitirá a elaboração de um plano estratégico com diagnóstico e proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolve Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional, o recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O diagnóstico da região e suas potencialidades é essencial para a implantação de ações de políticas públicas que visem o desenvolvimento do turismo e da economia da região, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, afirmou o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
O responsável pela execução do plano será o consórcio nacional formado pelas empresas Petrochi Consultoria e Moving Consultoria, tendo até setembro para fazer o estudo que irá orientar investimentos de poder público federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada do setor. Entre os resultados que o plano deve trazer estão a análise do mercado turístico da região, perfil, gasto médio e permanência média do turista, tendências de comportamento dos visitantes, número de empregos gerados, número de estabelecimentos e capacidade, além de linhas de produtos potenciais, como atrativos naturais ou patrimoniais pouco conhecidos, equipamentos e instalações necessárias, infraestrutura básica, serviços gerais, um diagnóstico estratégico e um planejamento operacional.
Segundo o secretário de estado de Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, a importância do turismo para a região serrana catarinense é inegável: “A formulação desse plano, sem dúvida, vai contribuir para ampliar e qualificar a região, que já figura como um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, explicou. Já a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, afirmou que com o trabalho finalizado será possível traçar estratégias conjuntas para a consolidação dos Aparados da Serra e dos municípios ao seu redor como um destino turístico de competitividade mundial, ancorado pelas suas belezas naturais, hospitalidade serrana e tradição.
O estudo engloba 14 municípios do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes; Cambará do Sul; Bom Jesus; Jaquirana; São Francisco de Paula; Canela; Gramado; Nova Petrópolis; Caxias do Sul; Antonio Prado; Flores da Cunha; Farroupilha; Bento Gonçalves e Garibaldi. Além de Bom Jardim da Serra; São Joaquim; Lages e Urubici, em Santa Catarina.