Festuris é lançado oficialmente em Porto Alegre
[Por Mercado & Eventos, 11/10/2013]
Em um momento de emoção para organizadores e convidados, o sucesso alcançado em 25 anos de trajetória do Festival do Turismo de Gramado foi brindado na noite da última quinta-feira (10/10), no Espaço de Eventos do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre. O novo local escolhido para o tradicional encontro com os gaúchos tem como forte motivação o fato de a Rede Laghetto, também de Gramado, ter sido fundada no mesmo ano que o Festuris – 1989. Um dos pontos altos da celebração foi o sorteio de prêmios, entre os participantes.
Mais de 600 pessoas, entre autoridades, imprensa e trade, prestigiaram a noite comandada pelos diretores do festival, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. A secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira; o secretário do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes; o vice-prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi; o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Danilo Kehl Martins; a presidente da ABEOC Brasil – RS, Ana Cláudia Bitencourt; e o gerente Comercial da Rede Laghetto, Carlos Blödorn, estiveram entre as autoridades presentes. O cerimonial foi conduzido pela apresentadora de TV Cris Barth.
Os diretores destacaram que a proposta de levar o Festuris a Porto Alegre teve início com o Ritter Hotel, passou pela Rede Intercity e, nos últimos cinco anos, foi realizado no Hotel Embaixador. “Esta festa tem uma trajetória de parcerias, amigos e, por isso, sempre foi um sucesso. Hoje, aqui estamos sendo recepcionados pela Rede Laghetto, em um novo momento para o Festuris”, disse Marcus.
Zorzanello lembrou que o festival chega a sua 25ª edição sempre se reinventando e a cada ano trazendo novidades e consolidando sua internacionalização. “Em 2013, sempre focados na segmentação, teremos os salões Mice ABEOC Brasil (de turismo corporativo) e de Sustentabilidade.” Ele ainda ressaltou que, na mesma intensidade que provoca os negócios, o Festuris busca levar conhecimento e formar conceitos. Neste sentido, ressaltou a realização de salas de capacitação, rodadas de negócios, congresso, seminários e workshops.
Abgail Pereira afirmou que o festival, nestes 25 anos, mostrou o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo. “Cada um de nós é responsável pelo patamar de competitividade que o Estado alcançou no turismo”, finalizou.