Embratur aumenta apostas nos BRICs
[Por Aquarela 2020, 18/09/2013]
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) organizou uma comitiva do Brasil que desembarcou na Rússia. Durante esta semana, o país está realizando uma ofensiva de ações em Moscou. Entre os dias 17 e 20, acontece a Leisure, que é um dos eventos de turismo mais importante do país, onde os visitantes decidem para onde viajarão nas próximas férias. Em paralelo, a Embratur realiza dois seminários que deverão reunir mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagens. Um voltado para o turismo de Lazer e outro, para o segmento de Negócios, Eventos e Incentivo.
“Dentro dos BRICS, a Rússia foi o primeiro país a ser incorporado em nossas estratégias. Em 2012, 25 mil russos visitaram o Brasil, um aumento superior a 12% em relação a 2011, quando estiveram aqui, 22 mil turistas da Rússia”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.
Com um estande de 100 m², o estande brasileiro conta com 17 co-expositores. Entre eles, destinos como Rio de Janeiro, Búzios, Foz do Iguaçu, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, além de empresas de receptivos e companhias aéreas.
Ainda segundo o diretor, o país é o 6º maior emissor de turistas no mundo, em 2012, foram 27,2 milhões de viagens, número 14,3% maior que em 2011. As viagens de longa distância representam 16% (4,4 milhões) do total anual. “Queremos garantir, nos próximos anos, que boa parte desses turistas escolham o Brasil como destino para viagens mais distantes”, ressaltou.
De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), os turistas russos ocuparam o 5ª lugar no último ranking mundial de gastos no exterior, atrás apenas da China, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Em um ano, os gastos dos russos aumentaram em US$ 10,3 bilhoes, alcançando US$ 42,8 bilhões em 2012.
Portal em Russo
O novo portal de divulgação do Brasil no exterior terá, até o fim de 2013, versões em italiano, alemão, francês e holandês. Para 2014, o russo será incorporado nas opções de idioma. A iniciativa faz parte da estratégia da Embratur em inserir a Rússia como mercado prioritário para a promoção turística dos destinos brasileiros no mundo. “É necessário tornar o Brasil conhecido por aqueles que comercializam os produtos, ou seja, operadores e agentes de viagens. Além dos treinamentos já iniciados em 2013, a internet será uma importante ferramenta para que o conteúdo chegue não só para esse profissional, mas também para a imprensa e consumidores potenciais”, finalizou Lomanto.