ABEOC Brasil – PE realiza lançamento do Programa de Qualidade

O auditório do JCPM Trade Center, no Recife/PE, ficou lotado na noite de terça-feira (02/07) para o lançamento do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o Sebrae. Além de Anita Pires, presidente nacional da ABEOC Brasil; Andréa Faria, representante do Sebrae Nacional e da diretoria do Sebrae/PE estiveram presentes organizadores e prestadores de serviços para eventos de Pernambuco e dirigentes de entidades do trade turístico e autoridades como o Presidente da Empetur, André Correia, o Secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, o secretário executivo de turismo da Prefeitura do Recife, Luiz Eduardo Antunes, que representou o secretario de turismo, Felipe Carreras e o vereador do Recife, Romero Jatobá.

A presidente da ABEOC Brasil/PE, Tatiana Marques abriu a solenidade destacando a importância do Programa para as empresas de eventos do Estado de Pernambuco. “Gestão de excelência requer capacitação, cumprimento da legislação do setor de eventos e uma interação com toda a cadeia produtiva do turismo, Acreditamos que este Programa já chega trazendo avanços em todos esses pontos”, ressalta. Em Pernambuco, a coordenação executiva do Programa de Qualidade fica à cargo do empresário Amilton Júnior.
Segundo Anita Pires, a certificação traz segurança e garantia de serviços de qualidade para o setor de eventos. “Na hora do cliente escolher uma empresa de eventos, nós não vamos indicar a empresa A ou B, mas sim vamos apresentar uma lista de empresas certificadas. Porque qualificação é a palavra de ordem do momento. Com as oportunidades que chegam como a Copa do Mundo de 2014, empresas nacionais e internacionais exigem alto padrão de qualidade”, destacou.
A gerente do Sebrae de Pernambuco, Roberta Correa também falou da importância de alcançar uma gestão de qualidade. “Nossa missão é trabalhar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E o Sebrae/PE está junto com a Abeoc nesse programa. O grande diferencial de uma empresa é a qualificação e só se alcança isso com a gestão de qualidade e a certificação”, afirmou.
Até dezembro de 2014 serão investidos R$ 2,4 milhões no Programa de Qualidade Abeoc Brasil que, além de Pernambuco, tem abrangência também em outros 11 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O consultor para o Norte/Nordeste, José Trabuli, explicou como vai funcionar a implementação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL, que acontece em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC Brasil, caso seja atingido o desempenho necessário.

Fotos: Agência Renata Victor