Programa de Qualidade capacita empresas de eventos
[Por Revista PE&GN, 26/06/2013]
Tornar as empresas da área de eventos e sua cadeia produtiva mais preparada para aproveitar oportunidades do mercado, em particular grandes acontecimentos esportivos programados para o Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para concretizar esse projeto, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, promove nesta sexta-feira (28) o programa de Qualificação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. Presente em 12 estados, o programa já foi lançado em Vitória (ES), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC).
No encontro, as empresas interessadas podem se inscrever no programa, direcionado aos organizadores e a toda a cadeia de fornecimento de negócios e eventos. A primeira fase é a do diagnóstico da gestão, que serve para definir os temas dos cursos, oficinas, palestras e consultorias que serão aplicados. A ideia é que os empreendimentos se qualifiquem cada vez mais e fiquem aptos para receber o Selo de Qualidade ABEOC Brasil e aproveitem as oportunidades de negócios geradas a partir dos grandes eventos. As inscrições estão abertas no site. Após ingressarem no programa, os empreendedores irão preencher o diagnóstico para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada participante. Integra essa fase o mesmo diagnóstico aplicado no Prêmio MPE Brasil, além de questões específicas para empresas da área de eventos.
“Nosso setor é muito promissor, com grande crescimento no Brasil nos últimos anos, e um projeto como esse, de longo alcance e alto investimento, mostra o grau de importância do segmento de eventos”, comenta a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Anita Pires. De acordo com a analista de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae no estado, Nayara Bernardes, é a primeira vez que a instituição participa de um programa com foco na obtenção de um selo de qualidade voltado para o segmento de eventos. “Iremos não só sensibilizar os empreendedores para as oportunidades da Copa, mas também capacitá-los para que eles possam atuar de forma competitiva no mercado”, explica.