Eventos esportivos internacionais atraem turistas a Brasília

[Por Aquarela 2020, 07/06/2013]
Brasília estreou na Fórmula 1 Náutica, a mais tradicional competição da categoria do automobilismo, realizada no último domingo (02/06), no Lago Paranoá. O 1º Grande Prêmio Brasil — Fórmula 1 Náutica – teve a participação de 20 lanchas, com potência de 400 cavalos, e 16 pilotos de 10 nacionalidades diferentes.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marco Lomanto, acompanhou a abertura do Grande Prêmio e viu a competição como potencial para atrair outros eventos esportivos para Brasília. “Podemos aproveitar os eventos internacionais para promover Brasília e o Brasil, e expandir esse tipo de evento aqui na capital”, disse o diretor.
Brasília é a primeira cidade da América Latina a receber a Fórmula 1 Náutica. “O Brasil é um mercado importante para todo tipo de esporte e queremos entrar na América do Sul por ele,” disse o presidente mundial da F1 Náutica, Nicolo di San Germano, ligado à Union Internationale Motonautique (UIM), federação internacional da modalidade.
A Fórmula 1 Náutica foi realizada pela Federação Náutica de Brasília, e teve o apoio das secretarias de Esporte e de Turismo, da Administração Regional de Brasília, do Governo do Distrito Federal, do Ministério do Esporte e da Embratur, por meio do Programa de Captação e Promoção de Eventos Internacionais Esportivos.
Segundo os organizadores do evento, mais de 50 mil pessoas assistiram a competição nas margens do Lago Paranoá, um dos cartões postais de Brasília. A próxima etapa da competição será realizada em Kiev, na Ucrânia, nos dias 27 e 28 de julho. A competição termina em dezembro, em Sharjan, nos Emirados Árabes.