Organização de eventos avança 15% ao ano no Ceará

[Por Diário do Nordeste, 08/05/2013]
O setor de organização de eventos vem tendo um crescimento de 15% ao ano no Ceará. A afirmação é da presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE), Circe Jane. Para falar sobre a atuação dos profissionais no atual cenário em que a Capital vive com o turismo de negócios, o secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, esteve presente em um café da manhã com a entidade e profissionais.
De acordo com o secretário, é preciso construir uma relação institucional com jornalistas, investidores e profissionais ligados agências de viagens e que marcarão presença nos grandes eventos prestes a acontecerem em Fortaleza, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “Se trabalharmos institucionalmente com esses profissionais que virão, poderemos consolidar e fortalecer Fortaleza como produto de turismo e eventos para depois da Copa”, disse.
Para atender à demanda, alguns gargalos ainda necessitam de solução por parte do setor, entre eles, a demanda de profissionais e a qualificação daqueles já existentes, conforme o Sindieventos-CE. “Áudio e vídeo precisam ser mais capacitados, tradução simultânea, que poucas empresas trabalham nesta área, às vezes a gente precisa importar de empresas de outros estados”, comenta Circe Jane.
Conforme a presidente da entidade, serviços como o de estrutura também precisam ser importados. “Para se ter uma ideia, em uma feira que ocupe todo o Centro de Eventos do Ceará, é preciso de, no mínimo, seis montadoras para conseguir montar uma feira de 30 mil metros quadrados”, acrescenta.
Discussão
A reunião extraordinária da entidade teve ainda entre as pautas a importância do cerimonialista para o sucesso dos eventos, escolas profissionalizantes com Cursos de Eventos e Estágios e a apresentação do Curso de Cerimonial e Protocolo, realizado pelo Senac-CE.