Ações da Secretaria de Turismo fomentam captação de eventos em Belo Horizonte

[Por Brasilturis, 16/05/2013]
Para incrementar o turismo de negócios em Belo Horizonte, o Governo de Minas assinou, em 2008, um convênio com o BID para a aplicação de US$ 5,6 milhões até 2013. Dentre as ações já implantadas, está uma metodologia inovadora de trabalho em rede entre entidades públicas e privadas ligadas ao turismo da capital mineira para a captação, realização e promoção conjunta e articulada de eventos para Belo Horizonte.
Como resultado efetivo dessa parceria, a capital mineira vem se destacando no mercado externo, com excelência reconhecida na captação e realização de eventos internacionais. Esses números podem ser confirmados através dos Statistics Reports da ICCA (International Congress and Convention Association), à qual a Setur é afiliada desde 2008.
Belo Horizonte é, atualmente, a 6ª cidade no ranking brasileiro que mais recebe eventos, de acordo com o Statistics Reports 2013 da ICCA. Em 2012 foram realizados na capital mineira 13 eventos cadastrados no banco da ICCA. No ano anterior, a cidade ocupava a 13° colocação, com seis eventos cadastrados. O Brasil permanece na 7° posição como em 2011, com 56 eventos a mais.
Por meio dos editais de apoio do Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, está previsto para 2013 um apoio à captação de 20 novos eventos, no valor de US$ 113 mil, que serão realizados entre 2013 e 2017.
Considerando os números alcançados pelo Brasil nos últimos rankings publicados pela ICCA e a articulação das cidades brasileiras e o seu posicionamento individual, foi criado em 2012 o Comitê Brasileiro da ICCA, que é presidido pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau, cuja Secretaria Executiva está a cargo da Setur-MG.
Participam do Comitê Brasileiro a Embratur, a Setur-MG, a SPTuris, a Riotur; os Conventions Bureaux de Fortaleza, Foz do Iguassu, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, além dos organizadores de eventos MCI Group, Soma Eventos, CCM Eventos, FIERGS Rio Grande do Sul, Idealiza Eventos e a JZ Kenes.