Contures-ES debate ações e realização de eventos turísticos

[Por Setur / ESHoje, 28/06/2011]
Conselho é constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, e dos setores público e privado
Turismo acessível, valorização das paisagens capixabas, inserção nacional, Salão do Turismo do Espírito Santo (Expotur) e a realização do Festival de Inverno de Domingos Martins. Esses e outros temas foram debatidos na 33ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), realizada na tarde desta terça-feira (28), no Salão Panorâmico I do Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória.
Na abertura da reunião, o presidente do Conselho e secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos fez um balanço das ações da Setur durante os seis primeiros meses do ano. Em seguida, também foi feita uma apresentação do resultado das Comissões Temáticas do Contures: Qualificação, Regionalização, Legislação e Infraestrutura.
O secretário de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Alexsandro Izidoro Schultz, fez o lançamento do XVIII Festival de Inverno de Domingos Martins “Passeando por Franz Liszt e Nelson Cavaquinho”, a ser realizado de 22 a 31 de julho de 2011, que resgatará a proposta original do evento de valorizar a música clássica e popular, sendo o único do gênero no Espírito Santo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.festivaldomingosmartins.com.br.
Acessibilidade
O subsecretário de Turismo de Vitória, Leandro Tononi, e a Coordenadora das Ações Municipais para a Pessoa com Deficiência, Mariana Barbosa Reis, fizeram uma apresentação do Projeto Vitória Mais Acessível. Ficou definido que a Setur estará organizando um seminário estadual sobre turismo e acessibilidade, com a participação de representantes de todos os municípios.
Também foi feita uma apresentação da Carta de Venda Nova do Imigrante – Política de Paisagem, por Dores Perin, do Incaper. O documento pretende garantir junto aos representantes governamentais o resgate, a preservação e a valorização dos monumentos naturais, artísticos e da paisagem das cidades capixabas.
Expotur
Na ocasião, a Win Central de Eventos deu os detalhes sobre a realização do 7º Salão de Turismo e 2º Salão de Artesanato do Espírito Santo (Expotur), a ser realizado de 23 a 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória. A perspectiva é receber 13 mil pessoas e o fechamento de R$ 11 milhões em negócios turísticos durante os três dias de feira.
Em seguida, foi apresentado o projeto de ampliação das instalações e adaptação do Parque do China para se adequar às exigências da Fifa, visando sediar um Centro de Treinamento de seleções durante a Copa 2014.
O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.
A 33ª Reunião Ordinária do Contures contou também com a participação de representantes das Prefeituras de Vitória, inclusive o secretário de Turismo Antônio Bispo; das regiões turísticas: dos Vales e do Café, Metropolitana, Imigrantes e das Pedras, Pão e Mel, além do Instituo Rota Imperial; Amunes; Assembléia Legislativa; Infraero; Codesa; Setpes; Abav e Sindetur; Abrajet; Sesc; Senac; Senar; Bandes/Banestes; ABTUR; Sindbares; Abeoc; Sebrae; SNEA; Agrotures; Ubrafe; Seama/Iema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *