Qualidade para setor de eventos

[Diário de Pernambuco, 07/04/2013]
Os micro e pequenos empresários pernambucanos contarão, a partir de maio, com um treinamento intensivo para aprimorar a gestão e promover a certificação de empresas do segmento de eventos. Trata-se do Programa de Qualidade Abeoc Brasil, uma parceria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) com o Sebrae que vai preparar o setor para aproveitarem as oportunidades geradas como a chegada de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Ao todo, serão investidos R$ 2,4 milhões no programa de maio de 2013 até dezembro de 2014. Além de Pernambuco, participam outros 11 estados.
A implementação do projeto será realizada em dois módulos. A primeira etapa, que deve ser iniciada no segundo semestre, inclui uma avaliação e diagnóstico das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando à certificação pelo Selo de Qualidade Abeoc Brasil, caso seja atingido o desempenho necessário. Poderão se inscrever qualquer empresa da área ou da cadeia produtiva de eventos.
“Nosso objetivo é profissionalizar o setor. Hoje, em Pernambuco, muita gente ainda trabalha de forma improvisada, sem planejamento”, diz Tatiana Marques, presidente da Abeoc no estado. Segundo ela, a área que deverá receber maior atenção é a de gestão, ponto fraco da cadeia de eventos. “Com certeza isso vai interferir na qualidade dos prestadores de serviço que vão ser ofertados. Queremos implantar aqui um sistema de gestão mais avançado, moderno, colocando as empresas pernambucanas mais próximas da realidade da Suíça, onde existem mais de sete mil negócios certificados.” Segundo a Abeoc, uma pesquisa feita na Europa aponta que os negócios certificados têm um aumento de até 10% no faturamento.