Braztoa lança Anuário 2013

[Por Brasilturis, 23/04/2013]
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) lançou hoje, dia 23, durante o seu 39Encontro Comercial – que está sendo realizado paralelamente com a WTM Latin America -, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O Anuário, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que as operadoras de turismo associadas à entidade – que representam estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no País – aumentaram o seu volume de negócios em 8,41% em 2012, faturando R$ 10, 7 bilhões.
“Em um cenário em que a economia brasileira apresentou crescimento do PIB de 0,9%, o menor registrado em três anos, esses números merecem ser comemorados”, afirmou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.
Segundo Ferraz, a edição do Anuário mostra que, apesar de pequena queda no número de passageiros transportados, houve um crescimento de quase 9%. “Esse dado mostra que as empresas têm oferecido muito mais do que pacotes, mas sim viagens personalizadas, experiências com valor agregado, adequadas ao perfil e aos desejos de cada consumidor”, disse.
O presidente também ressaltou que as operadoras transportaram 5,7 milhões de passageiros em 2012. “Número que seria suficiente para lotar mais de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Também foram geradas 13,85 milhões de diárias em 2012, o que lotaria totalmente todos os hotéis de Nova York, durante cinco meses”, afirmou Ferraz.
O Anuário Braztoa também mediu o detalhamento das vendas por região. No Brasil, a região Nordeste se destaca com 56% do faturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste com 31%, e Sul, Norte e Centro-Oeste que, juntas, representam 13% do faturamento do setor.  A América do Norte e a Europa continuam liderando a preferência geral dos viajantes, com crescimento do faturamento bruto das empresas que trabalham esses destinos, em 2% e 3% respectivamente, quando comparado com 2011.
As operadoras também tiveram um grande crescimento de viagens para países da África, Ásia e Oceania, continentes que cresceram 111% em número de passageiros e 138% em faturamento.
O Anuário Braztoa 2013 também está disponível em aplicativo para Apple Store e Android.