Copa de 2014: desafio de todos

[Por MidiaNews, 28/02/2013]
O sucesso da Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá como uma das cidades-sede, depende do esforço de todos. Embora esteja massificado a execução das trincheiras, pontes, viadutos, Veículo leve sobre Trilhos (VLT) e da Arena Pantanal pelos governos do Estado e Federal, o Município pode e deve contribuir. E o cidadão cuiabano também.
Desde que assumiu o cargo, o prefeito Mauro Mendes determinou à sua equipe o máximo empenho para ajudar a construir um cenário positivo e maximizar as oportunidades e os resultados gerados pela Copa.
Para isso, a prefeitura inseriu-se mais no processo e mantém apoio irrestrito à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) para execução dos projetos necessários para a realização do evento.
Inicialmente, o Município se comprometeu a solucionar 10 questões que estavam dificultando a realização de algumas obras e todas estão sendo encaminhadas. Entre elas, a transferência dos feirantes do Terminal Atacadista do Verdão e a elaboração da Lei Geral da Copa. Ambas devem ser solucionadas em breve.
Outra ação desenvolvida pela prefeitura foi a proposição de uma Agenda de Integração da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O objetivo é realizar encontros de trabalho para compartilhar informações e agilizar o atendimento dos prazos para a realização do Mundial de Futebol, que está a apenas um ano e quatro meses de nós.
A integração das ações desenvolvidas entre Estado e Município é de suma importância. Desta forma, poderemos canalizar os esforços em busca das oportunidades de desenvolvimento possibilitadas pela realização do evento.
A agenda será oficialmente instalada nesta sexta-feira (1º). As reuniões de trabalho terão a presença de agentes públicos municipais, estaduais e federais e de representantes das nove Câmaras Temáticas da Secopa, que tratam dos principais assuntos que envolvem o evento, como esporte, infraestrutura, segurança e saúde.
Além de preparar a cidade para receber a Copa, temos que priorizar o desenvolvimento de programas para garantir que os legados sejam utilizados posteriormente pela população, afinal, os jogos terminarão em poucos dias, mas os benefícios para os cidadãos devem ficar por muitos e muitos anos.
Sabemos do empenho do ex-governador e atual senador Blairo Maggi para Cuiabá sediar os jogos e da determinação aguerrida do governador Silval Barbosa para a consolidação dessa conquista.
Contudo, muito tem por ser feito além da Arena e das obras de mobilidade, e é aí que a Prefeitura de Cuiabá tem que entrar firme, fazendo a sua parte e motivando os cidadãos cuiabanos a esse engajamento. Seja nas grandes iniciativas ou em simples atitudes de zelo com a nossa cidade, por exemplo, jogando o lixo no lugar adequado.
Uma agenda em comum e um compromisso de trabalhar em parceria: eis o primeiro passo em favor da cidade de Cuiabá e de todos os que nela vivem.