Cidades gaúchas se preparam para a Copa de 2014

[Por RevistaEventos, 28/02/2013]
O Estado já começa a fazer as suas movimentações para o grande evento esportivo. Os gestores da cidade de Canoas, na grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, apresentaram para o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, a nova gestão da pasta e as estratégias para prospectar seleções que possam fazer a preparação para o mundial no município.
Para o secretário há pontos positivos na candidatura da cidade como Centro de Treinamento. “Sabemos a qualidade do Complexo da Ulbra para a realização de um bom trabalho físico, além disso, a base aérea local está sendo reformada para receber as seleções”, declarou. O titular da Secopa de Canoas, Marcus Vinicius Machado saiu satisfeito do encontro.
“Com as sugestões dadas pelo secretário Bosco será possível qualificar nossas estratégias. Sabemos que há muitas possibilidades para que os países façam sua preparação, mas estamos procurando as seleções, mostrando o que temos a oferecer e temos a convicção que estamos em um bom caminho”, afirmou.
Em relação aos Centros de Treinamento de Seleção, Gramado, na serra gaúcha, que, juntamente com Novo Hamburgo, entrou no último catálogo da FIFA de CTSs, apresentou como está se preparando para chamar a atenção de seleções que participem do mundial e possam fazer sua preparação na Serra Gaúcha.
Está sendo construído um novo estádio que já se apresenta em estágio avançado e ficará pronto em dezembro desse ano. A criação de uma Secopa para que a cidade possa se preparar melhor para atrair delegações, também está nos planos. O status dos 16 projetos da Câmara e as diretrizes da Fifa para o embelezamento da cidade também foram apresentadas em uma reunião.
Caxias do Sul
Iniciam-se na próxima sexta-feira, dia 1º, aulas de inglês e espanhol para 60 profissionais do setor hoteleiro e da segurança pública de Caxias do Sul. A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Copa na Empresa e tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento profissional aos empregados e colaboradores.
No Rio Grande do Sul há a oferta de 6.840 vagas e os cursos são realizados nos locais onde atuam os profissionais. O programa atende Caxias do Sul, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Cambará do Sul, Santana do Livramento, Jaguarão, Uruguaiana, Chuí, São Borja, Bento Gonçalves, Garibaldi, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Miguel das Missões.