Rio terá supertrilha de 250 km de Barra de Guaratiba à Urca

[Por Mercado e Eventos, 08/01/2013]
Uma trilha de 250 quilômetros, da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, até a Urca, na Zona Sul, estará disponível para os moradores e visitantes da região até 2014, de acordo com informações do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta terça-feira (08/01). A trilha faz parte do Projeto Mosaico Carioca, com passagem por parques municipais, estaduais e federais, a partir do Parque Natural Municipal de Grumari até a Urca, próximo ao Pão de Açúcar.
O idealizador do projeto, Pedro da Cunha e Menezes, ex-diretor do parque Nacional da Tijuca e atual gestor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, comentou que as trilhas de longo curso são uma realidade em todo o mundo e que, para seguir o padrão internacional, realizou diversas pesquisas: “Imagino cerca de 17 dias para percorrer toda a trilha de uma vez. No mundo todo isso já é comum, até em nossos vizinhos, como Chile e Peru. Agora, chegou a vez do Rio” disse.
Algumas da trilhas do percurso já existem e serão interligadas. André Ilha, diretor de biodiversidade e áreas protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou que o objetivo é que todas as pessoas possam fazer o percurso: “A ideia é que seja algo que ofereça atrativos para uma gama de usuários, e não apenas para montanhistas experientes. Por isso, em uma parte mais íngreme pode ser feito algum escoramento, mesmo que seja mais rústico. Mas não queremos fazer grandes intervenções, e o que tiver que ser feito que seja o mais discreto possível”.
Serão 130 quilômetros de eixo principal e o restante, 120 quilômetros, de trilhas secundárias. “No Parque da Pedra Branca, por exemplo, se os visitantes decidirem sair da trilha principal e pegar um caminho lateral, que também será sinalizado, eles encontrarão um mirante ou uma cachoeira. Os participantes também poderão optar por fazer o percurso de uma vez ou aos poucos”, explicou Ilha.