Maranhão mostra números do ano
[Por Brasilturis, 28/12/2012]
O ano de 2012 completa-se com saldo positivo na promoção, desenvolvimento e comercialização do Maranhão como destino turístico. O estado participou de 12 feiras nacionais, 4 internacionais além de 3 regionais, e teve três eventos em destaque, a BNTM, Rally dos Sertões e o congresso da Skal Internacional.
Um dos fatores considerados foi o trabalho em parcerias com universidades e instituições para a qualificação de mão de obra e empreendedorismo.
De acordo com o Secretário de Turismo, Jura Filho, dois grandes projetos de capacitação para empresários e para profissionais e estudantes da área foram desenvolvidos. “Capacitamos mais de 300 profissionais e alunos com o projeto “Meu Negócio pode ser Turismo” que percorreu vários polos turísticos. Em parceria com o Sebrae levamos ao alcance dos empresários em 13 municípios turísticos, qualificação empresarial que beneficiou 280 equipamentos turísticos”, explica.
O programa de Regionalização direcionado para os polos, “serviu para tornar os municípios turísticos de cada região mais próximos da política estadual facilitando assim a gestão compartilhada e aumentando o numero de empresas formalmente cadastradas no Cadastur”.
Houve um forte agregamento na sensibilização junto ao trade turístico com a campanha do Turismo Sustentável de Infância, o TSI. A ação que percorreu hotéis, pousadas, bares e similares durante o carnaval, período junino e férias, alertou quanto o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O principal site de divulgação do destino, o www.maranhaounico.com só nos períodos de temporada alta, como carnaval e São João, atingiram juntos quase 100 mil acessos. A retomada do estado para o mercado nacional e internacional previsto no plano de turismo atingiu a meta promocional prevista.
Completando as ações e projetos de 2012, a Setur fechou o calendário com a realização do Encontro de Turismo. O evento realizado no final de novembro contou com a participação de todos os polos turísticos do estado reunindo a cadeia produtiva, trade local além da comunidade científica com oferecimento de oficinas e palestras para um público de quase mil pessoas.
Para 2013, o secretário anuncia novos projetos de promoção turística. “Vamos começar o ano com um grande projeto que vai percorrer todos os polos na formatação de um portfólio de produtos existentes em cada região turística do Maranhão”, promete Jura Filho.