Embratur apresenta avanços do País a 500 dias da Copa

[Por Brasilturis, 30/01/2013]
Faltando 500 dias para acontecer a Copa do Mundo FIfa 2014, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou hoje, dia 29, o 7º Goal To Brasil, em Madri, para promover as 12 cidades-sede do campeonato mundial. O evento reuniu mais de 150 profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião da Espanha. Esta foi a primeira edição do Goal to Brasil em 2013 e a cidade anfitriã foi Fortaleza, capital do Ceará.
Segundo o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, o evento foi mais uma excelente oportunidade para apresentar os preparativos do Brasil para realizar a Copa do Mundo FIFA 2014. “Com o apoio dos ministérios do Turismo, Esporte, Cultura, Relações Exteriores, além dos órgãos oficiais de turismo do Ceará, ressaltamos, do ponto de vista turístico, o empenho do país para sediar o megaevento e aproveitar positivamente a exposição do Brasil diante do mundo”, disse Pedroso.
O diretor ressaltou que Fortaleza é um belo exemplo para o Brasil na preparação do mundial. “A cidade tem mostrado liderança. Foi a primeira a inaugurar o estádio e realizar jogos de teste. Além disse, segue fazendo investimentos no turismo para receber os turistas que virão para a Copa”.
Para a imprensa internacional, Pedroso destacou a importância da realização dos 14 eventos Goal To Brasil. “Nosso objetivo é proporcionar às 12 cidades-sede um contato direto com os profissionais dos mercados, fazendo com que seja compartilhado um panorama amplo para multiplicar a imagem real do Brasil, contribuindo assim para chegarmos aos 10 milhões de turistas em 2020”.
No fim dos trabalhos, aconteceu o “Vivência Brasil”, quando os participantes puderam experimentar um pouco da gastronomia brasileira, com ênfase para os pratos típicos do Ceará. Os pratos foram preparados pelos chefs Ana Campos, Dalton Rangel e Mônica Rangel. O cardápio envolveu a preparação de caldinho de feijoada, carne-de-sol com banana e batata-doce, camarão ao leite-de-coco, cocada de forno.
Além de Marcelo Pedroso, também participou da abertura oficial do evento o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho; o secretário especial para Copa do Mundo de 2014 do Ceará, Ferruccio Feitosa; o secretário especial para Copa de 2014 do Ceará, Domingos Neto; e o assessor extraordinário de Comunicação de Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Joel Fernandez Benin.
Semana do Brasil na Espanha
A Espanha é o país onde a Embratur está realizando a primeira ofensiva de promoção em 2013. Durante a “Semana do Brasil na Espanha”, jornalistas, formadores de opinião, profissionais de turismo, investidores e o público em geral estão conhecendo melhor a diversidade turística do país. Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o país estará presente na Fitur (Feria Internacional de Turismo), na mesma cidade. “A série de eventos que começou com o Madri Fusión, entre os dias 21 e 23 de janeiro, nos permitirá diversificar e fortalecer a imagem do Brasil por meio dos nossos atrativos turísticos, culturais e esportivos”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Segundo Flávio Dino, a escolha da Espanha para iniciar as ações de promoção em 2013 se deve ao fato de que o Brasil continua sendo um dos destinos turísticos preferidos pelos espanhóis. Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. “Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Vale destacar que quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro”, detalhou Dino.
Na Fitur, o Brasil terá um estande de 796 m², onde a Embratur contará com 43 co-expositores. A feira é o principal evento de turismo realizado no mercado espanhol. Ao longo de 33 edições, se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico, com dois dias abertos para o público final. Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT, Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).
Em 2012, o evento recebeu 210 mil visitantes, sendo que 119 mil correspondiam a participantes profissionais e 91 mil, público final. Estiveram presentes também 6,3 mil jornalistas vindos de 54 países.
Perfil do turista espanhol – Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%), e lazer (30,2%). Quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro. Atualmente, existem 32 voos semanais que ligam a Espanha ao Brasil, que disponibilizam mais de 8 mil assentos. São voos com conexões diretas de cidades espanholas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.