Oscar Niemeyer vai projetar Centro de Eventos do RS

[Por Mercado e Eventos, 21/07/2012]
Nesta sexta-feira, dia 20, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e a secretária de Turismo, Abgail Pereira, confirmaram que Oscar Niemeyer será o responsável pelo projeto do Centro de Feiras e Eventos. O convite foi feito pessoalmente no Rio de Janeiro, cidade onde o arquiteto mora. O objetivo é que a cidade receba eventos de nível internacional.
“Já temos toda a simbologia do Fórum Social Mundial, do Fórum Internacional do Software Livre e outros tantos eventos que poderão ser realizados no nosso Centro de Feiras e Eventos”, afirmou Abgail.
O projeto prevê uma construção com capacidade total para até 10 mil pessoas, auditório principal e secundário, em um espaço de 100 mil metros quadrados. O local deve ser dividido em dois pavilhões, com praça de alimentação e estacionamento.
Além disso, o Centro de Feiras e Eventos do Rio Grande do Sul terá como premissa a sustentabilidade, com a utilização de energias alternativas e reaproveitamento do água. A obra será executada através de Parceria Público Privada (PPP). Pelo menos três áreas estão nos planos do Governo do Estado para abrigar o Centro de Eventos: o Morro Santa Tereza, a Doca Turística, nas proximidades da Arena do Grêmio, e o Centro Vida, na Zona Norte.