Turismo lança carta aberta à sociedade catarinense

O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina visando ampliar à conscientização a respeito do potencial que o setor representa no Estado, lança o presente documento para a sociedade catarinense.
As apreensões com o rumo do turismo catarinense e o descontentamento dos representantes do trade estão documentadas na carta aberta redigida pelo Conselho Estadual do Turismo. A redação foi elaborada pelos representantes do trade, entre eles Maria Lucia Camargo Silva, que possui uma cadeira no Conselho representando a ABEOC BRASIL. O documento sugere que o cargo de secretário de turismo e presidente da SANTUR sejam ocupados por profissional ligado à área, que o Conselho Estadual de Turismo seja respeitado e consultado quanto às demandas relacionadas ao turismo catarinense; a manutenção da SANTUR como órgão oficial do turismo de Santa Catarina e o alinhamento de propostas públicas e privadas para o setor. A carta cita ainda os seguintes dados: O setor gera R$ 14,8 bilhões em receita, o que representa 12,5% do PIB catarinense. O setor emprega formalmente 510.000 catarinenses, o que significa 11,9% do total de postos de trabalho. Confira a carta na íntegra no site www.abeocsc.org.br.
O setor gera R$ 14,8 bilhões em receita, o que representa 12,5% do PIB catarinense*. O setor emprega formalmente 510.000 catarinenses, o que significa 11,9% do total de postos de trabalho* do Estado. A rica diversidade de paisagens e culturas de Santa Catarina é o principal diferencial que lhe gera oportunidades de crescimento para o setor. O Estado se destaca no turismo de negócios & eventos, esportivo, religioso, ecoturismo, rural, termal, sol e praia, e outros. Tem potencial ainda, para se tornar líder no Turismo Náutico**. Santa Catarina é o 3º Estado em fluxo turístico internacional***. Ocupa ainda o 4º lugar no ranking dos Estados com maior número de eventos internacionais****. E nosso Estado foi eleito, nos últimos seis anos, como o melhor destino o turismo, pelos leitores da Revista Viagem*****.
Visto que o crescimento do Turismo é uma tendência mundial, o Conselho Estadual de Turismo entende que não é possível adotar atitudes acomodadas que nos façam retroceder.
As principais solicitações do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina são:
1) Que o Conselho Estadual de Turismo seja respeitado e consultado quanto às demandas relacionadas ao turismo catarinense;
2) Alinhamento de propostas públicas e privadas para o setor;
3) Resposta ao Manifesto do Turismo 2012-2013 entregue pelo Conselho Estadual De Turismo pessoalmente ao Governador de Santa Catarina;
4) Manutenção da SANTUR como órgão oficial do turismo de Santa Catarina;
5) Que o cargo de secretario de turismo e presidente da SANTUR sejam ocupados por profissional ligado à área do turismo.
Florianópolis, 06 de dezembro de 2012.
Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.
Fontes Mencionadas:
*OXFORD – Univesidade de Oxford, pesquisa dos impactos do turismo em SC (conta satélite), maio 2009.
**FGV – Fundação Getúlio Vargas, pesquisa de impacto do Turismo Náutico no Brasil, maio, 2011.
*** Pesquisa de demanda turística internacional no Brasil, Ibope/Ministério do Turismo, em outubro de (2011)
****ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções, levantamentos do Turismo de Negócios&Eventos, 2011.
***** Revista Viagem, Ed. Abril, pesquisa entre os leitores de intenção de viagem, outubro de 2011.
CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO DE SANTA CATARINA
de acordo com a LEI Nº 14.367, de 25 de janeiro de 2008

ENTIDADE

Representante dos agentes de viagens e dos transportadores turísticos
ABAV/SC                                                                                                   Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina

Entidade que representa desde 1975 as agências de viagem (receptivo e emissivo) além de operadores do turismo e empresa de fomento à comercialização da atividade turística. Apoia a formatação, a promoção e a comercialização de roteiros e produtos turísticos. Está presente em todos os Estados do Brasil e em todas regiões turísticas de SC, por meio, de seus Vice-presidentes Regionais. O setor, no Estado, é constituído por 704 empresas.

Mário Lobo Filho

ENTIDADE

Representante da hotelaria e seus similares

ABIH/SC                                                                                                   Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina

Entidade que atua na capacitação e qualificação do setor hoteleiro de Santa Catarina. Atualmente representa 2.740 meios de hospedagem no Estado, que são responsáveis por 270.000 empregos (diretos e indiretos), em 2012, as empresas do setor movimentam R$ 2 bilhões em negócios turísticos.

João Eduardo Amaral Moritz

ENTIDADE

Representante das empresas organizadoras de eventos
ABEOC/SC                                                                                                Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina

Entidade de classe que congrega e valoriza as empresas do segmento  do Turismo de Negócios&Eventos, além de oferecer capacitação profissional ao setor, para a melhoria constante da qualidade. Santa Catarina já tem o  quarto destino do segmento, Florianópolis, por isto trabalhamos em prol do Estado.

Maria Lucia Camargo Silva

ENTIDADE

Representante do setor de restaurantes e outros serviços de alimentação
ABRASEL/SC                                                                                                  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina

Reúne estabelecimentos que respondem por boa parte do lazer e da gastronomia dos turistas. A entidade está empenhada na busca pela excelência dos serviços deste setor, fazendo com que o SC se firme a cada dia como o melhor destino turístico do país. MISSÃO:”Representar e  desenvolver o setor de alimentação fora do lar em SC, através de ações de valorização da gastronomia e de profissionalização das suas empresas.

Fábio de Paula Queirós

ENTIDADE

Representante da área de comércio
FCDL                                                                                                                        Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina

Marcelino Campos

ENTIDADE

Representante dos bacharéis de turismo
ABBTUR/SC                                                                                                Associação Brasileiras dos Bacharéis em Turismo de Santa Catarina

Silvia Cabral

ENTIDADE

Representante dos conventions & visitors bureau
FC&VB/SC                                                                                                  Federação dos Conventions & Visitors Bureaux de Santa Catarina

A entidade tem como finalidade promover e representar os seus associados em todo e qualquer pleito de interesse por eles integrado e especialmente diligenciar junto aos poderes públicos, apresentando-lhes alternativas e auxiliando nas tomadas de decisões que visam o fomento do Turismo de Negócios&Eventos. Promover os produtos turístico do Estado, tem mais de 1.000 empresas associadas e geram 14 mil empregos diretos, contribuindo assim para o fortalecimento do setor turístico, através da classe empresarial.
Cimélio Pereira

ENTIDADE

Representante dos jornalistas de turismo
ABRAJET/SC                                                                                                  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina

Foi fundada em 1955 no Rio de Janeiro, e está presente em 21 Estados do Brasil. Congrega 350 Jornalistas Especializados em Turismo. Está presente em Santa Catarina e conta com jornalistas especializados em turismo que auxiliam na divulgação dos produtos turísticos do Estado. Em Setembro de 2012, acontece o Congresso Nacional da ABRAJET, em Imbituba.
Alberto Gonçalves de Souza

ENTIDADE

Representante dos guias de turismo
SINDEGTUR/SC                                                                                                Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de Santa Catarina

A entidade, juntamente com a AGTURB-SC (Associação de Guias de Turismo do Brasil), seccional Santa Catarina, representam os guias de turismo do Estado de Santa Catarina, o profissional de mostra as belezas de nosso Estado aos turística que nos visitam, regulamentado no setor.
Roque Lino Braun

ENTIDADE

Representante dos profissionais de ensino superior em turismo e hotelaria
FURB                                                                                                             Universidade Regional de Blumenau

Entidade que contribui para a Qualificação do Turismo no Vale do Itajaí e de Santa Catarina, por meio da oferta de cursos de graduação e sequenciais desde 1998. Oferece ensino de qualidade, pesquisa de excelência e de projetos de inserção social, consolidando assim sua posição de destaque no ensino superior brasileiro.

Ivana Maria Schmitt Pedreira
Governo do Estado.

Jerônimo Lopes

CONVIDADO DO GOVERNADOR