Brasil vai alcançar recorde de 5,7 milhões de turistas estrangeiros

[Por Brasilturis, 13/12/2012]
De acordo com o chefe de gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo, o Brasil vai alcançar a marca recorde de 5,7 milhões de visitantes estrangeiros neste ano. A informação foi dada durante a 37ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizada hoje, dia 13, em Brasília.
“Apesar da crise econômica mundial, superamos os números do ano passado, quando alcançamos 5,4 milhões de turistas estrangeiros no País”, ressaltou. “Esse recorde só foi alcançado graças ao somatório de esforços do Ministério do Turismo, da Embratur e de todos vocês que estão aqui hoje”, complementou Araújo.
Segundo as projeções da Embratur, além do recorde de entrada de turistas estrangeiros, o Brasil também baterá o recorde de volume de entrada de divisas por meio do turismo e da quantidade de eventos internacionais realizados.
Para o próximo ano, a Embratur vai concentrar o trabalho de promoção do Brasil na América Latina visando a proximidade dos grandes eventos mundiais como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo. “Vamos manter nossa estratégia de divulgação do país nos demais mercados, mas nossos vizinhos latino-americanos serão prioridade”, afirmou Araújo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) comemorou a marca de 1 bilhão de turistas que viajaram pelo mundo em 2012. “Um bilhão de turistas e um bilhão de oportunidades”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo do ministério do Turismo, Vinícius Lummertz. O secretário afirmou que é preciso construir uma agenda nacional de turismo até 2022 com planos específicos para cada segmento, como Turismo de Aventura, Sol e Praia, Negócios e Eventos.