Brasil é homenageado na 17ª FIT em Buenos Aires

[Por MTur, 05/11/2012]
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou, na capital argentina, na última sexta-feira (02.11), da abertura da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2012, ao lado do ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer. O Brasil é o país convidado da FIT 2012 e possui um pavilhão exclusivo de 550 m², onde estão distribuídos stands de várias cidades brasileiras com informações sobre os principais destinos.
Em seu discurso, o ministro Gastão Vieira ressaltou a importância da FIT para o Brasil, na busca pela valorização e potencialização do turismo. “Vivemos um momento histórico de crescimento do turismo no Brasil. Momento esse que sinaliza a importância de fortalecermos nossos laços”.
A Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2012 traz uma agenda de 78 atividades para os quatro dias, entre elas, apresentações de províncias, parques nacionais, lançamento de novos festivais de turismo e padrões de certificação regionais. Ao todo participam 50 países com 1.850 expositores. Mais de 20 mil pessoas visitaram o evento no primeiro dia de feira, no último sábado (03.11). Para os quatro dias são esperados mais de 100 mil participantes em busca de um destino turístico.
Vieira anunciou que o Ministério do Turismo destinou aproximadamente R$ 400 milhões para obras de infraestrutura. Para 2013, serão empenhados mais R$ 180 milhões, com o objetivo de elevar a competitividade dos destinos turísticos do Brasil. “Já somos e seremos, cada vez mais, um novo país, pronto para recebê-los com o mesmo aconchego e calor, e mais qualidade e eficiência”.
Para Enrique Meyer, os esforços entre Brasil e Argentina devem continuar, no sentido de desenvolver o turismo dos dois países. “Tivemos recorde de 5,7 milhões de chegadas em 2011, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, e queremos mais. Quero dizer ao Brasil que estamos de portas abertas para trabalharmos juntos novos destinos”.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, acredita que a FIT é uma das feiras mais aguardadas do mercado latino-americano. “A Argentina é um mercado prioritário para o Brasil e aqui conseguimos mostrar o que temos de melhor para oferecê-los”.
Os argentinos continuam liderando o ranking de visitas internacionais ao Brasil. São quase 1,6 milhão de turistas, do total de 5,4 milhões de estrangeiros recebidos no país. A FIT acontece até amanhã (06.11), no edifício portenho de La Rural, em Palermo, Buenos Aires.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *