Integração do setor de turismo de negócios na América Latina é tema de Encontro no Rio de Janeiro

Discutir a cooperação latino-americana para o Turismo de Negócios e Eventos e as estratégias de integração entre os países do continente é o objetivo do Encontro com as Entidades Organizadoras de Eventos da América Latina, no dia 16 de outubro de 2012, das 17h às 20h30, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro.
Participarão como palestrantes a presidente da Federação de Entidades Organizadoras de Congresos e Afins da América Latina – COCAL, Bertha García Sánchez, o presidente em exercício da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo, o presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Alexandre Sampaio e a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Anita Pires.
“O intercâmbio latino-americano na área de eventos é uma questão muito pouco discutida. No Encontro vamos debater com o governo e com o setor empresarial estratégias de cooperação internacional, como fomentar a troca de informações e definir estratégias de trabalho conjunto para a profissionalização e o fortalecimento do setor no continente”, analisa Anita Pires.
Representantes das entidades do trade nacional podem participar e interagir com os painelistas após as apresentações. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas em https://www.abeoc.org.br/2012/10/encontro-entidades-organizadoras-de-eventos-da-america-latina/
O Encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL com o apoio da COCAL, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Centro de Convenções Sulamérica e Rio Convention & Visitors Bureau.

Diretoria da COCAL no Rio de Janeiro

A agenda da diretoria da COCAL no Rio de Janeiro inclui também visitas técnicas a espaços para eventos, participação no XXII Congresso PanAmericano de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (14/10) e reunião do “Comite Directivo” da entidade na segunda-feira (15/10). Entre os temas em pauta, o projeto da ABEOC Brasil de intercâmbio de profissionais das empresas associadas ao sistema Cocal e a missão de negócios de empresários vinculados à Cocal para o Brasil, em 2013.
Com o tema “O Impacto dos Grandes Eventos no Turismo”, o XXII Congresso Panamericano CONPEHT tem como proposta central discutir e analisar os principais desodobramentos que estes eventos deverão trazer para a cidade do Rio de Janeiro e também para o País sob os mais diferentes prismas: sociais, econômicos, urbanos e principalmente turístico.
Está prevista ainda a realização de reuniões com representantes dos comitês organizadores da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Há muito interesse em conhecer a experiência brasileira, como foi o trabalho para a captação e como está sendo o processo de gestão destes megaeventos”, comenta Anita Pires.
Integrante do “Comite Directivo” da COCAL desde março, quando foi eleita no Congresso de Honduras para o posto de “Pro Secretaria” (Secretária Adjunta), Anita Pires destaca que “é uma oportunidade muito interessante estarmos recebendo a diretoria da Cocal, uma entidade que congrega 18 países latino-americanos”. Desde 2008 o Brasil não era representado na diretoria da entidade continental, e agora conta também com a vice-presidente de Relações Internacionais da ABEOC, Maria Elisa Ordones, como “Vocal Primera” (primeira suplente).

Missão ABEOC na COCAL 2013

Dentro da sua estratégia de integração continental, a ABEOC está organizando uma Missão Brasileira para o Congresso da Cocal, a ser realizado em março de 2013, em Mendoza, na Argentina. Interessados podem ver mais detalhes em https://www.abeoc.org.br/2012/08/abeoc-promove-missao-internacional-para-cocal-2013/

[Republicado por Panrotas, 11/10/2012; Hotelier News, 11/10/2012; PasseiAki, 11/12/2012]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *