Festival do Turismo de João Pessoa reúne 542 agentes
[Por Panrotas, 01/10/2012]
Terminou neste sábado (dia 30) à noite o 2º Festival do Turismo de João Pessoa, promovido pelos empresários paraibanos Bruno e Breno Mesquita (operadora Classe A) e Cláudio Júnior. O evento reuniu cerca de 540 agentes de viagens, sobretudo da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de quase 140 expositores, a maioria do setor hoteleiro e de alguns destinos do Nordeste.
Além dos negócios e da integração típicos das feiras de turismo, o Festival marcou a estreia do Centro de Convenções de João Pessoa, cujo primeiro módulo – de um total de três – já impressionou pelo tamanho e pela qualidade do material de construção. Projetado em terreno de 342 mil metros quadrados, que terá área construída equivalente à de 26 campos de futebol, o equipamento terá investimentos em torno de R$ 100 milhões.
Um dos diferenciais do 2º Festival do Turismo de João Pessoa foi a programação eclética. No primeiro dia (sexta, dia 28) houve fóruns acadêmico e empresarial durante o dia todo na Estação Cabo Branco. Já a feira, à noite, foi exclusiva para profissionais do turismo. No sábado, foi aberta ao público.
Paralelamente, o festival teve eventos como a reunião dos conventions & visitors bureaux do Nordeste e uma programação de passeios para a imprensa.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, ressaltou em seu discurso na abertura da feira que o Estado prioriza, realmente, o Turismo, por considerar o setor mais estratégico na geração de emprego, renda e oportunidades paralelas. Além de prometer a conclusão do Centro de Convenções para julho de 2013, Coutinho disse que o polo hoteleiro previsto para a área em torno do equipamento receberá, em breve, o primeiro estabelecimento.
Não custa lembrar que o principal entrave para o desenvolvimento turístico da cidade é justamente a hotelaria, ainda muito acanhada se considerado o potencial turístico. Teoricamente, porém, a capital paraibana se mostra preparada para novos passos no turismo. O festival marcou, por exemplo, o lançamento do Plano Diretor de Turismo de João Pessoa, que foi detalhado pelo prefeito Luciano Agra.
O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, aprovou o modelo do evento e disse que os festivais e salões de Turismo que se realizam em todo o Brasil agregam negócios e geram integração ao setor. Já a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressaltou que muitos agentes de viagem presentes ao evento já foram treinados para vender o destino Paraíba este ano. A ação é da PBTur, que prevê a a capacitação de 1,2 mil emissores em 2012.