COCAL e CONPETH assinam convênio para capacitação
Na manhã da segunda-feira (15/10), na abertura do segundo dia do XXII Congresso Panamericano de Escolas de Hotelaria, Turismo e Gastronomia, realizado entre os dias 14/10 e 18/10, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, foi assinado convênio de cooperação entre a COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina e a CONPEHT – Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria, Turismo e Gastronomia, através dos presidentes das entidades, Bertha Garcia e Bolívar Morales, respectivamente, com a presença da presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Anita Pires.
“Este convênio vai permitir abrir oportunidades para levar conhecimento sobre turismo de eventos para os 100 universidades membros de CONPETH de 19 países”, explica Bertha Garcia. “Os docentes não tem muito conhecimento sobre turismo de reuniões”, acrescenta.
No primeiro dia do XXII Congresso CONPEHT, Bertha e Pablo Weils, secretário geral da COCAL, ministraram um curso sobre o turismo de eventos como primeira iniciativa de integração entre as entidades. O XXII CONPEHT contou com 800 participantes inscritos, sendo 450 estrangeiros, vindos de 19 países.
A COCAL
A Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina tem como membros Associações Nnacionais, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Federações Organizadoras de Eventos, Conventions Bureau e entidades afins da América Latina. Foi constituída em 4 de setembro de 1998 como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos.
Tem como visão tornar o continente um centro global de congressos, feiras e exposições de primeiro nível, combinando tecnologia de ponta com suas virtudes naturais.
São objetivos da COCAL:
- Fomentar a formação de técnicos e profissionais do setor.
- Acordar princípios e normas de ética profissional e de negócios.
- Contribuir na promoção dos países da América Latina e estabelecer relações de cooperação entre eles.
- Representar a região a nível internacional.