São Luís lança Mostra Cultura Ativa com foco no empreendedorismo

[Por Mercado e Eventos, 08/09/2012]
Na tarde deste sábado, dia 8, ocorreu a abertura da 1ª Mostra Cultura Ativa, uma realização do Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA). O projeto abrange a cultura maranhense em todos os seus aspectos buscando suprir o setor cultural de capacitações técnicas e de gestão de negócios. O objetivo é tornar os produtos culturais maranhenses economicamente viáveis, seguindo princípios da economia criativa.
A solenidade de abertura, no hall de entrada do Ceprama (Rua São Pantaleão, Centro), contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Jurandir Lago Filho; da diretoria executiva do Sebrae – Simone Macieira (superintendente), José Morais (diretor técnico) e Nonato Corrêa (diretor de Administração e Finanças), além de convidados e agentes culturais de segmentos diversos.
Jurandir Lago Filho, em seu discurso afirmou a importância do evento e a parceria da Setur-MA com o Sebrae-MA. “A proposta de apresentar num único espaço o prazer de produzir do artista e o prazer do público em prestigiar e usufruir essa arte, em suas mais variadas vertentes, foi um grande desafio que o Sebrae e os parceiros buscaram realizam com primor. O desenvolvimento dos pequenos negócios do segmento cultural tem com objetivo torná-los sustentáveis economicamente e socialmente justos. É uma forma de reverenciar a cultura maranhense”, afirmou.
Até o fim do mês, muitas ações serão desenvolvidas para estimular e alavancar a economia criativa da cidade. Uma vasta e atrativa programação cultural (nos finais de semana) serão um dos destaques do trabalho. O evento vai reunir artes visuais, teatro, música, dança, festas populares, moda, escultura, gastronomia, rodas de conversas, oficinas e muito mais. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
“A mostra é um grande cenário onde todos podem participar – de crianças a idosos, estudantes a universitários, profissionais a empresários, pessoas públicas e público em geral, pois arte e cultura fazem parte da nossa vivência, nossa história. O objetivo é que todos os envolvidos na economia criativa de São Luís e a sociedade em geral se envolvam, participem, reconheçam a riqueza e a força da nossa cultura, vejam as oportunidades de negócios e valorizem o que é nosso. Mostramos a São Luís do passado, do presente e suas projeções futuras no que diz respeito à produção artístico-cultural”, disse a superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira.
Revitalização – Para a 1ª Mostra Cultura Ativa, o Ceprama recebeu reforma em sua estrutura. “No final do evento, a economia criativa de São Luís terá um espaço revitalizado para expressar seu potencial e comercializar produtos e serviço. Este será um legado do Projeto Cultura Ativa para a cidade”, enfatizou Simone Macieira, informando que são parceiros do Sebrae na realização do evento o Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Governo do Estado do Maranhão e a Vale.
À noite, além dos espaços da mostra que funcionam até às 22h, o público poderá assistir apresentações musicais, teatrais e de danças populares na Concha Acústica, localizada na área área externa do Ceprama. Destaque para os shows do Projeto BR 135, espetáculos do Grupo Okun de Dança, Laborarte, Companhia Santa Ignorância, Companhia Las Locas de Pancho, Companhia Chegança de Circo e Teatro, Grupo Grita, Coteatro.