Brasil tem desde ontem 19 hotéis classificados pelo sistema de estrelas

[Por Business Travel, 26/09/2012]
O Brasil passou a contar ontem com um aliado importante para aumentar sua competitividade no mercado internacional de turismo: um critério oficial de qualificação de hotéis e pousadas criado pelo Ministério do Turismo (MTur), com padrões definidos em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Em evento em Brasília, o MTur entregou ontem a 19 meios de hospedagem de dez estados brasileiros, as primeiras placas de identificação e certificados que conferem conformidade com requisitos como sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos. Com a nova norma, a marca “estrela” passa a ser exclusiva do governo federal. Ela somente poderá ser utilizada pelos meios de hospedagem avaliados de acordo com os critérios do o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SB Class).
O novo sistema conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Para cada tipo existe uma matriz que relaciona requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida. Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel que pretende ostentar cinco estrelas.
Entre os meios de hospedagem que foram classificados estão pousadas, hotéis, hotel histórico e resorts. Os empreendimentos estão localizados em Minas Gerais (4), São Paulo (3); Distrito Federal (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). No total, 97 hotéis estão inclusos nos sistema, em diversas fases do processo de classificação.