Rio de Janeiro recebe a Expopostos 2012
Evento comemora 10ª edição consecutiva, 25 anos do mercado de conveniência e 100 anos de revenda de combustíveis, no Riocentro, nos dias 21, 22 e 23 de agosto.
O Rio de Janeiro recebe nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Riocentro, a ExpoPostos & Conveniência 2012 – feira e fórum internacional de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service. Neste ano, o evento comemora 10 anos, além de 25 anos do mercado de conveniência e 100 anos de revenda de combustíveis. A ExpoPostos recebeu mais de mil expositores e 140 mil visitantes nos últimas nove edições. Em 2012, a previsão é receber 170 expositores e 15 mil visitantes nos três dias de feira, que terá, ainda, uma área de 14.500 m² (4 mil a mais do que no ano passado) e uma área exclusiva para exposição de fornecedores de lojas de conveniência e food service. A feira é realizada pela ABIEPS, FECOMBUSTÍVEIS e SINDICOM e conta com a organização da Fagga I GL exhibitions.
Trata-se de um momento único para donos de postos, lojas de conveniência, franqueados e executivos de empresas do setor se atualizarem das novidades do mercado e incrementarem seus negócios.
No Brasil, existem cerca de 7 mil lojas de conveniência em mais de 39 mil postos de serviço. São 155 milhões de operações de abastecimento ao mês no território nacional. Apenas o mercado de postos de serviços tem faturamento anual de R$ 150 bilhões por ano, arrecada R$ 50 bilhões em impostos e gera 340 mil empregos diretos e indiretos.
Para o presidente da Abieps, Volnei Pereira, é fundamental ressaltar a escolha da cidade nesta edição comemorativa. “O Rio de Janeiro é a capital brasileira quando o assunto é óleo e gás. Aqui estão os grandes players da distribuição, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as grandes engenharias e a Federação da revenda. A feira acontecerá na cidade que abriga os grandes pensadores estratégicos deste segmento no Brasil. Além disso, serão expostas as tecnologias mais avançadas no mundo para a proteção ao meio ambiente e para uma operação sustentável e segura de distribuição e revenda de combustíveis”.
Para o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o setor deve crescer. “A Expopostos já faz parte do calendário dos revendedores em todo o país e, neste ano, teremos ainda a possibilidade de analisar o que deu certo e errado nesses 25 anos de conveniência no país e 100 anos de revenda e distribuição. Apesar dos sinais de desaceleração da economia, o mercado de revenda deve seguir robusto em 2012, já que a grande frota nacional e as inúmeras obras de infraestrutura em andamento garantem demanda aquecida por combustíveis. Sem falar na aquecida atividade agroindustrial”.
O presidente do Sindicom, Alisio Vaz, enfatiza a importância da feira para o setor. “Neste décimo ano de ExpoPostos, trouxemos o evento de volta para o Rio de Janeiro, onde havia sido a primeira edição, em 2003. O mercado de gasolina cresceu 40% nos últimos dois anos, atrelado ao crescimento do mercado de automóveis. Nesse contexto, torna-se ainda mais importante o revendedor estar atualizado com as tendências do mercado para ser competitivo e a ExpoPostos é uma grande oportunidade para isso. A competição se intensifica por essa parcela de novos consumidores e é interessante que os revendedores aumentem a eficiência da gestão de seu negócio para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e aproveitar as oportunidades que surgem com o crescimento do mercado”.
O presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold, ressalta: “a ExpoPostos & Conveniência cresce e se reinventa a cada edição, atendendo às necessidades dos visitantes e clientes que expõem e investem no evento. Há 10 anos, a feira é o maior acontecimento do setor na América Latina. Nesta edição, voltamos ao Rio de Janeiro, berço deste projeto, realizado pela primeira vez em 2003. Este ano, o setor de conveniência, que comemora 25 anos, desponta como destaque na feira pelo crescimento que vem apresentando nos últimos anos e pelo espaço que tem para expandir no Brasil. Com a escassez e o encarecimento dos pontos tradicionais, como as lojas de shoppings, os postos de combustíveis tornam-se excelentes opções por sua localização para abrigar pontos de vendas e franquias das mais variadas naturezas”.
Conveniência
As razões para participar são muitas. Em 2010, o crescimento nominal da receita das lojas de conveniência no Brasil foi de 20%, enquanto do varejo tradicional foi de 14,5%. O potencial de crescimento no setor ainda é grande: o Brasil tem mais de 39 mil postos de gasolina, 7 mil (18%) dessas unidades possuem lojas de conveniência, segmento que faturou R$ 4 bilhões em 2011, um crescimento de 13,8% sobre 2010. Nos EUA, 89,4 % dos postos de gasolina contam com loja de conveniência (163.700 mil postos, sendo 146.400 mil com lojas).
Equipamentos
O setor de equipamentos também apresenta perspectiva de crescimento. Só no primeiro semestre de 2012, o avanço do setor de equipamentos foi de 3%. De janeiro a julho, o segmento fechou com faturamento de R$ 1.442 bilhão, recolheu R$ 243.080 milhões em impostos e registra 515 empresas. Em 2011, o faturamento foi de R$ 1,4 bilhão, o valor pago em impostos foi de R$ 236 milhões e 500 empresas cadastradas.
Novas tecnologias a favor da sustentabilidade
A ExpoPostos & Conveniência 2012 também será palco para debate sobre as novas tecnologias que estão entrando no mercado brasileiro de combustíveis para tornar as atividades do segmento mais sustentáveis, como o uso do diesel S-50 com o Agente Redutor Líquido Automotivo, o Arla 32, que, juntos, diminuem a emissão de gases que causam o efeito estufa. O fórum, que acontece paralelo à feira, discutirá “Os desafios do mercado de diesel, no Brasil, com a entrada do S-10”, no dia 23, às 9h, na Sala 1. O novo combustível, que apresenta baixo teor de enxofre, chega aos postos em 2013 e vai demandar profundas mudanças na distribuição e armazenagem.
Fórum
Paralelo a ExpoPostos & Conveniências 2012, acontecerá também o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que debaterá as tendências do mercado e as oportunidades de negócios na visão dos stakeholders do setor.
Programação:
21 de agosto
– Solenidade de Abertura, de 10h às 11h, na Sala 1.
-“A conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas”, de 11h às 13h, na Sala 1, com a jornalista Miriam Leitão.
22 de agosto
– “Marketing de Frequência”, de 9h às 11h, na Sala 1, com o Diretor de programa de relacionamento da Smile/ Gol, Flávio Vargas.
– “Painel com gestores da conveniência”, de 11h às 13h, na Sala 1. Apresentação do vídeo “Ideas to Go” e discussão dos temas: “Melhores práticas de gestão de varejo em lojas de conveniência”, “cases de sucesso das principais bandeiras de postos de gasolina”, entre outros. Participação de Natalia Cid (Raizen/Shell), Paulo Renato Ventura (Petrobras Distribuidora), Henrique Guterres (Ipiranga), Mariana Bertini (Ale), Paulo Chioldini (Rede Mime) Heitor Cortês Neto (Saint Germain Panificadora e Padaria) e Fabio Hertel (Hortifruti).
– “Car Wash – Lavagem automotiva, um negócio lucrativo”, de 11h às 13h, na Sala 2, com Fernando Romano Dias Aroca, assessor e consultor comercial para revendedores de combustíveis e planejamento estratégico para expansão da rede revendedora de combustíveis.
23 de agosto
– “Os desafios do mercado do diesel no Brasil com a entrada do S-10”, de 9h às 11h, na Sala 1, com a participação de Frederico Kremer, da Petrobras, Allan Kardec, da ANP, Paulo Miranda, da Fecombustíveis, Alisio Vaz, do Sindicom, e representante do Ministério das Minas e Energia (MME).
– “O novo consumidor e a sinergia entre o posto e a loja de conveniência”, de 11h às 13h, na Sala 1, com Luiz Goes, Gestor de Inteligência de Mercado, da GSMD – Gouvêa de Souza.
– “Nem todos os lubrificantes são iguais”, de 11h às 13h, na Sala 2, com Everton Muoio Gonçalles, membro da Comissão Técnica de Lubrificantes e Fluidos da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
Sobre a ABIEPS
A ABIEPS – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços – reúne e representa os fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços de todo território nacional que atuam diretamente junto ao mercado de distribuição de derivados de petróleo e energias renováveis. Constituída em 21 de Agosto de 2001, tem por objetivo interagir de forma contínua e ser representante do associado junto às instituições, empresariado, órgãos fiscalizadores, reguladores e governamentais, atuando de forma ética e transparente, além de promover ações contínuas no sentido de agregar e transferir maior conhecimento por intermédio de conferências, debates, painéis, congressos, feiras, eventos e treinamentos.
Sobre a Fecombustíveis
A Fecombustíveis – Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes – representa nacionalmente 34 Sindicatos de Revendedores de Combustíveis Automotivos e a Fergás, defendendo os interesses legítimos de quase 37 mil postos de serviços, 425 Transportadores Revendedores Retalhistas e aproximadamente de 36 mil revendedores de GLP, além da revenda de lubrificantes. Filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Federação é também a representante brasileira da Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis. Fundada em 1960, a Fecombustíveis comemora este ano seu Jubileu de Ouro.
Sobre o Sindicom
Representante das principais empresas distribuidoras de combustíveis e de lubrificantes do Brasil – AirBP, Ale, Castrol, Chevron, Cosan, Ipiranga, Petrobras Distribuidora, Petronas Lubrificantes, Repsol, Total e Shell – o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) tem como missão funcionar como interlocutor entre Governo, empresas públicas e privadas, além de promover a eficiência e a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor final. A entidade está sempre à frente de discussões de assuntos das áreas jurídica, tributária, de meio ambiente, de regulamentação, de defesa da concorrência e de etanol que sejam comuns às suas associadas.
Sobre a Fagga │ GL exhibitions
Solidez e experiência no mercado nacional
Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga │ GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, uma das maiores empresas do mundo no setor.
A Fagga – pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro – se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior.
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga │ GL exhibitions é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. O grupo tem consolidado posições de destaque em muitos destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Manaus e Paraná.
Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão: o setor de moda e beleza, com a realização das principais feiras do segmento, entre elas a Première Brasil, realizada em São Paulo, edição latino-americana da francesa Première Vision, maior evento mundial do mercado têxtil; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), Fitabes e Rio Infraestrutura e Máquinas; o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro: a da Bahia, Minas, Manaus e do Rio de Janeiro. A Bienal do Rio é o maior evento literário do País, que chegou à cidade em 1983, promovida e organizada pela Fagga.
Na área esportiva, promove a Footecon; além de outras feiras como a Interseg, de Segurança Pública; a Rio Franchising, de franquias; e a Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja.
Serviço:
ExpoPostos & Conveniência 2012
Local: Riocentro (Pavilhão 4), Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.
Dias: 21, 22 e 23 de agosto.
Inscrições: www.expopostos.com.br
Horários:
Dia 21
Solenidade de abertura, às 10h.
Visitação de 13h às 21h.
Dia 22
Fórum, de 9h às 11h, e de 11h às 13h.
Visitação, de 13h às 21h.
Dia 23
Fórum, de 9h às 11h, e de 11h às 13h.
Visitação, de 13h às 21h.
[Por Approach Comunicação, 07/08/2012]