Embratur divulga resultado de pesquisa nos EUA

[Por Mercado e Eventos, 13/08/2012]
Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, a pedido da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com o objetivo de traçar estratégias de divulgação no segundo maior mercado emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Foi constatado que praticamente um em cada três norte-americanos reconhece a música Garota de Ipanema como uma canção brasileira. E cerca de um em cada cinco moradores do País reconhecem ícones da nossa gastronomia: caipirinha (com 21% de reconhecimento) e feijoada (20%). Na frente, como nossos principais “produtos turísticos”, seguem os chamados “atributos naturais”: Cataratas do Iguaçu com 27% e Floresta Amazônica com 39%.
“O resultado comprova que a Embratur acertou em reforçar a promoção, este ano, na gastronomia e cultura como ferramentas de promoção do país no exterior”, avalia o presidente do Instituto, Flávio Dino. “São duas de nossas apostas na projeção da imagem do país no exterior”.
Outro dado positivo revelado pela pesquisa é que a percepção positiva sobre o país é maior entre o público que veio ao Brasil. “Isso mostra que temos destinos turísticos qualificados, que satisfazem e fidelizam o visitante estrangeiro”, avalia Dino. Mais de 80% dos norte-americanos que visitaram o Brasil consideram que trata-se de um dos países mais interessantes da América do Sul. O índice cai a 62% entre os que não visitaram.
O levantamento ouviu 1.045 pessoas, de todas as regiões dos EUA, entre os dias 16 e 23 de julho desse ano. O público da amostra, que é 52% feminino e 48% masculino, respondeu a perguntas estimuladas sobre vários aspectos característicos do Brasil.