Sebrae-SP tem guia com tendências para 2014

[Por Brasilturis, 16/07/2012]
Copa do Mundo, 2014. Este é um grande negócio e todas as formulações de negócios estão ganhando evidência. No intuito de reunir ações para que empresários de pequenos negócios aproveitem as oportunidades nas cidades que serão sedes, o Programa Sebrae-2014 vem relacionando informações e enfoque assim destinados.
A unidade do Sebrae em São Paulo, editou uma série de três publicações com este conteúdo. O primeiro volume, já disponível no portal da instituição, tem o título Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014. Tem formato digital e impresso.
O material traz tendências de negócios nos dez setores da economia levantados no Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede, uma parceria do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os textos dão dicas e sugestões de como aproveitar o momento favorável às micro e pequenas empresas (MPE). Ao falar do Agronegócio, por exemplo, o guia aponta como promissor o mercado de orgânicos. “São alimentos cuja produção respeita o meio ambiente e preserva ao máximo a qualidade”, diz o conteúdo.
Para José Bento Desie, consultor do Sebrae em São Paulo, o guia aborda uma série de questões de interesse do empreendedor, como o que muda no cenário empresarial e o que busca o consumidor. “O Brasil está acostumado a receber turistas, porém, para o mundial teremos visitantes com perfil diferenciado. Atentos a isso, precisamos trabalhar temas para incentivar a competitividade dos nossos clientes, os proprietários das micro e pequenas empresas”, afirma.
A publicação também já apresenta o perfil de consumo de turistas de cinco países esperados para vir ao Brasil na Copa do Mundo FIFA 2014: Alemanha, Argentina, Espanha, México e Japão. “Há informações sobre costumes, comportamento de consumo, sua relação com o futebol, curiosidades do país e até as principais palavras do idioma para ajudar na comunicação com eles”, explica o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano.
O segundo volume do guia será lançado no dia 18 de setembro, durante um encontro sobre inovação. Nele, haverá o perfil de visitantes dos Estados Unidos, Chile, Uruguai, França e Itália. Espera-se que o terceiro exemplar saia em dezembro. Esse volume terá informações sobre o turista nacional.