Líder sulamericano em feiras de negócios, Brasil será o primeiro País das Américas a sediar Congresso UFI

[Por Portal Eventos, 10/07/2012]
O Brasil foi escolhido para sediar, em novembro de 2014, o 81º Congresso UFI – Associação Global da Indústria de Exposições, sendo o primeiro País das Américas a receber o encontro, mais importante evento mundial da área de feiras. A divulgação ocorreu durante o 11º Congresso UNIFIB – União de Feiras Ibero-Americanas, na cidade de Porto, em Portugal, realizado no final do mês de junho.
País sulamericano com o maior calendário de feiras de negócios, o Brasil realizará neste ano 733 feiras de todos os portes espalhadas por diversas cidades, o que o faz líder no setor de promoção comercial no continente. Esta pujança foi fator preponderante para a UFI escolher o Brasil como sede de seu congresso em 2014.
“Os números dão uma ideia clara da dimensão do mercado de feiras no Brasil, que, sob a liderança da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras, está crescendo constantemente, ampliando e sofisticando sua infraestrutura. A cada ano, mais empresas e mais visitantes profissionais participam das feiras, apostando nelas como geradoras de grandes negócios”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE.
Realizado anualmente, o Congresso UFI no Brasil será a oportunidade do segmento mundial de feiras estreitar as relações e conhecer o mercado brasileiro. A edição brasileira deve ocorrer na cidade de São Paulo e receber mais de 450 executivos, delegados e conselheiros do setor durante três dias de evento. O evento também abrange em sua programação dois eventos paralelos que também acontecerão pela primeira vez no Brasil: o Congresso UNIFIB, que discute o panorama da indústria de feiras em Portugal, Espanha e América Latina, e a Assembleia Anual da AFIDA, cujo foco são as questões relativas à indústria de promoção comercial na América Latina.
Com o objetivo de representar, promover e apoiar os interesses de negócios de seus membros e da indústria de exposição como um todo, a UFI congrega promotores de feiras, pavilhões e centros de exposição, além de associações nacionais e internacionais para a indústria de exposição. Em seu quadro associativo estão 593 membros de 85 países. O próximo Congresso da UFI está marcado para Abu Dhabi, em novembro deste ano, em sua 79º edição.
UBRAFE – A União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras cresceram 680% de 1992 a 2012 (em área locada para a realização de grandes feiras) e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro.
A UBRAFE publica anualmente o Calendário “Principais Feiras de Negócios do Brasil” e o distribui para meios de comunicação, associações comerciais, industriais e de serviços, embaixadas, consulados e câmaras de comércio no Brasil e no exterior. E também conta com o site www.ubrafe.org.br, que disponibiliza o calendário para consulta em três línguas e publica notícias atualizadas sobre as feiras de negócios. Com associados que realizam as mais importantes Feiras de Negócios do País, a UBRAFE é hoje um selo de qualidade que identifica as melhores feiras do Brasil.