Centro de Convenções do Ceará será reformado; obra custará R$ 5,8 milhões

[Por O POVO Online, 19/07/2012]
Após a conclusão das obras do Centro de Feiras e Eventos do Ceará, agora será a vez de uma reforma completa do Centro de Convenções Edson Queiroz, vizinho ao novo equipamento. O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, diz que a obra custará R$ 5,8 milhões e deverá ter início em agosto. Segundo ele, deverá levar de 11 meses a um ano.
“O auditório do Centro de Convenções já passou por uma reforma do palco, cadeiras, carpete e ar-condicionado. Agora, uma nova licitação foi realizada e encerrada, faltando apenas contratar a empresa que fará a reforma”, afirma Bismarck.
O secretário do Turismo quer deixar os equipamentos ligados ao turismo de negócios prontos para a nova fase de captação de eventos que o Estado espera daqui por diante. A Secretaria está negociando com o diretor presidente da Holding TAM S.A. e o diretor presidente da TAM Linhas Aéreas, Marco Antonio Bologna, a possibilidade de Fortaleza voltar a ter um voo direto para os Estados Unidos. “A nós, interessa um voo direto Fortaleza-Miami, devido ao grande fluxo de passageiros de ambos os lados”, explica o secretário.
O voo da Delta Air Lines que fazia a rota Recife-Atlanta, com escala em Fortaleza, foi, de acordo com ele, uma conquista do Estado muito maior do que a comercialização que veio a seguir. Hoje, Fortaleza não possui nenhum voo direto para os Estados Unidos. Os passageiros cearenses têm como opção a conexão com Manaus (AM), Brasília (DF) ou Guarulhos (SP), sendo a de Manaus a preferida pelos cearenses.
Sorteio da Copa
Fortaleza segue como a mais forte candidata a receber o sorteio das chaves que irá definir onde cada seleção de futebol irá jogar. A única concorrente da capital do Ceará é Salvador (BA). O secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, está envolvido nesse processo e tenta uma nova visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Centro de Eventos, agora concluído. Valcke esteve em Fortaleza há aproximadamente quatro meses com outros membros da Fifa.
“Com todo o respeito que tenho a Salvador, a não ser que se construa algo que não conheçamos, não tem outro equipamento como este no Nordeste. E os centros de eventos existentes, inclusive o de Fortaleza, padecem de graves problemas que exigem reformas”, afirma Bismarck Maia.
Em outra frente, a Secretaria do Turismo, em parceria com a Embratur, estará divulgando Fortaleza (e outras cidades-sede da Copa) no Exterior. “Todo mês estaremos em uma cidade internacional diferente promovendo as sedes. Começamos pelo Chile, no início deste mês, e seguiremos até abril de 2013”, afirma o secretário do Turismo.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Centro de Convenções de Fortaleza deverá servir de suporte ao recém-entregue Centro de Feiras e Eventos do Ceará. O espaço servirá para abrigar feiras, seminários e outros eventos de pequeno e médio porte.
Números
5,8
milhões de reais deverá ser o custo da reforma completa do antigo Centro de Convenções
11
meses é o período previsto para conclusão da reforma do equipamentos
2013
é o ano limite para Embratur promover as cidades-sedes da Copa do Mundo no Exterior.