Sebrae pesquisa satisfação em bares e restaurantes do Amapá

[Por Denyse Quintas, Sebrae, 29/08/2011]
No Amapá relatório mostra desempenho surpreendente de empreendedores que atuam no segmento de bares e restaurantes
Macapá – O Projeto Circuito Turístico e Cultural do Amapá, que vem realizando cursos, seminários e consultorias gerenciais junto aos empresários de hotéis, bares, restaurantes, agricultores rurais e similares, apresenta pesquisa e avaliação de resultados junto ao público alvo e comitê gestor dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho.
O resultado previa aumento dos postos de trabalho em 5% até dezembro de 2009, 7% até dezembro de 2010 e 8% até dezembro de 2011. Entretanto, o aumento observado no projeto foi de 90%, na segunda pesquisa em relação à pesquisa inicial e, 46% na terceira pesquisa em relação a primeira e a 177% na segunda pesquisa em relação a primeira.
No relatório foi identificado ainda, que dos empresários que atuam no segmento de bares e restaurantes dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, 75% são do sexo feminino e 25%, masculino, sendo que 50% são formais. Já no setor hoteleiro, 66,7% são homens e 33,3% mulheres.
De acordo com a gestora do projeto de turismo do Sebrae no Amapá, Nira Brito, das 39 empresas pesquisadas, 89,3% estão satisfeitas com os resultados dos seus negócios. As pesquisas apontaram ainda, que 27,3% dos turistas que visitam os municípios são oriundos de outras cidades do Amapá. Deste total, mais de 18,2% são do Pará, os demais, da região Sudeste e da Guiana Francesa. Somente 50% dos 12 hotéis fazem check in.
Sobre a Central de Negócios, a gestora Nira afirmou que, quem ganha nesse processo são as micro e pequenas empresas, tendo como suporte o associativismo. “A Central de Negócios representa um avanço no modelo de Central de Compras, pois focaliza e aprimora a atuação coletiva, por meio de compras e vendas em conjunto, articulações governamentais sempre partindo do espírito de cooperação. Os empresários se unem em uma associação para tornarem seus negócios mais competitivos e terem condições iguais as das grandes redes”, pontuou.
As apresentações da pesquisa aconteceram nos dias 25 e 26 deste mês. O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa e os empresários do setor sugerem que as reuniões sobre a implantação da Central de Negócios aconteçam na sede do Sebrae em Macapá, ainda nesta semana.
Serviço
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *