Embratur desenvolve ferramenta de apoio à comercialização
[Por Brasilturis, 26/06/2012]
Em breve o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) irá lançar uma nova ferramenta de comunicação digital que pretende contribuir para que o Brasil esteja em uma posição de destaque diante de outros destinos turísticos internacionais. O aplicativo Trip Planner, oferecerá ao consumidor, por meio do Facebook, informações sobre aspectos práticos de sua viagem ao Brasil.
“Uma ferramenta simples, direta e fácil de usar, tanto para o usuário que busca informações quanto para o trade turístico, que poderá divulgar seus serviços”, ressalta o presidente da Embratur, Flávio Dino. Segundo ele, o aplicativo contará com o conteúdo do TripAdvisor, a maior referência para viajantes de turismo internacionais. “A parceria nos permitirá oferecer informações atualizadas e fornecidas por usuários que já passaram pela experiência de visitar o Brasil”, afirma.
O novo aplicativo permitirá o contato direto dos possíveis turistas, com os fornecedores de produtos turísticos brasileiros. “O primeiro momento servirá para que os empresários do setor possam alimentar a ferramenta com seus produtos”, explica. Mas para isso, o empresário deve estar registrado no Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, que é administrado pelo Ministério do Turismo, em parceria com as secretarias de Turismo nos 26 estados e no Distrito Federal, o sistema permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
Para o trade turístico do Brasil, esta será uma grande oportunidade de traçar um relacionamento direto com aqueles turistas que pretendem vir ao País. “Nossa página no Facebook é um canal para pessoas que desejam conhecer o Brasil, sendo assim, será uma forma de estabelecer uma comunicação direta entre quem deseja comprar e quem deseja vender”, diz Dino.
O Trip Planner estará interligado com as outras ferramentas digitais da Embratur que promovem a divulgação do Brasil para o público final. Além de poder ser acessado pela página do Brasil no Facebook, o aplicativo estará vinculado ao novo Brand Channel do Brasil no Youtube. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura). A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.