Diversidade cultural brasileira será atrativo turístico
[Por Brasilturis, 28/06/2012]
A formulação de um programa de promoção internacional do turismo cultural brasileiro, utilizando este segmento como um grande diferencial competitivo no exterior, foi o tema do encontro realizado no dia 26, entre membros do grupo de trabalho que trata deste assunto na Embratur e representantes de 17 secretarias de turismo dos estados.
“Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento cultural corresponde a cerca de 40% do total do turismo internacional. Por isso, além de nossos atributos de Sol e Praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos promover as manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira e que já são um item com grande avaliação positiva nas pesquisas que fazemos com turistas estrangeiros no Brasil’, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Durante o encontro, o coordenador do grupo de trabalho, André Vilaron, responsável pela promoção internacional do turismo cultural no instituto, explicou que o Brasil tem diversos patrimônios culturais tangíveis e intangíveis ainda pouco utilizados pelo turismo. “Como cada vez mais os visitantes valorizam o ambiente e a cultura dos locais visitados, como partes fundamentais de suas experiências, o turismo cultural tem impacto econômico social e econômico positivo pela capacidade de reforçar identidades, consolidar imagens e contribuir para preservar o patrimônio cultural, material e imaterial”, declarou Vilaron. “Promoveremos a diversidade do Brasil e essa união do tradicional com o contemporâneo, tão marcante na cultura brasileira. A maior integração entre turismo e cultura tende a valorizar, cada vez mais, a imagem do Brasil”, disse ainda o coordenador.
O executivo explicou ainda que, para concretizar os planos de divulgação das atrações culturais e turísticas no exterior, a Embratur vem se articulando institucionalmente com as secretarias dos estados e municípios, com órgãos governamentais, e com os setores, associações e entidades representativas. “Em nossos encontros, queremos apresentar nossos objetivos e ouvir as demandas do setor. Esta é a base para montar um plano efetivo de promoção deste segmento no exterior”, esclareceu.
Cultura em alta
A aposta na criação de um grupo de trabalho para discutir a promoção cultural brasileiro no exterior está alinhada à nova campanha publicitária de divulgação dos destinos turísticos brasileiros que será lançada julho, em Londres, e terá como novidade o enfoque na diversidade cultural do País.
O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, que justificou que a escolha da Embratur foi feita com base em pesquisas que apontam que a cultura é o principal fator de identificação do país no exterior, portanto, pode ser um diferencial para nossos destinos turísticos. “Há experiências que, pela singularidade, só podem ser vividas aqui no Brasil”, destacou Dino. A Embratur também passará a utilizar nas ações de promoção, mais elementos como gastronomia, moda, arte contemporânea e museus.
Prova disto é a articulação que o instituto tem feito com diversos chefs, de todo o Brasil, como Mônica Rangel, Bel Coelho, Wanderson Medeiros e Rodrigo Oliveira, para promover a gastronomia brasileira no mercado externo.
Outros dois encontros também fizeram avançar a nova estratégia de dar destaque para a cultura. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e Flávio Dino, começaram a alinhar ações conjuntas para incrementar a visitação de estrangeiros aos museus brasileiros, a partir da divulgação de roteiros específicos.
As ações definidas resultarão em Acordo de Cooperação entre as duas autarquias a ser assinado posteriormente. Em outra frente, a partir de compromisso assumido entre o Dino e Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, será feito trabalho conjunto de promoção internacional dos setores criativos brasileiros, como moda, artesanato, música e arte contemporânea.