São Paulo recebe o primeiro evento que reúne gastronomia e sustentabilidade

[Por Brasilturis, 29/05/2012]
Começa neste sábado, dia 2, a 1ª edição do Menu Sustentável, evento gastronômico que reunirá grandes restaurantes da capital paulista com a propsota de ofecerer uma semana especial com opções de alta gastronomia e sustentabilidade.
Realizado com a experiência da Mica, responsável pela organização do Restaurante Week, um dos maiores eventos gastronômicos do País, até o dia 10 de junho, 27 casas embarcam na proposta de desenvolver um cardápio criativo onde a sustentabilidade foi a principal inspiração para a criação de pratos que traduzem o estilo gastronômico de cada um dos restaurantes.
Para participar do Menu Sustentável, cada chef utilizou as premissas que vão desde a origem dos ingredientes, bem como condutas que fazem a diferença dentro dos princípios de sustentabilidade. Além de utilizar produtos de origem 100% orgânica disponíveis na estação, a criação dos pratos levou em conta o aproveitamento completo dos alimentos, o que resultou na eliminação do desperdício e a minimização do descarte de resíduos para o lixo.
Mais que proporcionar uma gastronomia sustentável durante o evento, o Menu Sustentável pretende levar esta ideia para a casa dos visitantes. Além de apresentar a criação de cada restaurante, o cardápio do Menu Sustentável vem acompanhado por dicas que incentivam o cliente a adotar atitudes sustentáveis no dia a dia da cozinha, além da receita preparada pelo chef – um convite para colocar em prática a consciência ambiental na elaboração do prato em casa.
Entre os restaurantes que participam do Menu Sustentável estão o Capim Santo, da chef Morena Leite; o espanhol Eñe, comandado pelos chefs Javier e Sergio Torres; o Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, o Eau French Grill, chefiado por Laurent Hervé e o Porto Rubaiyat, do chef Carlos Iglesias.
“Através de nossa expertise e pioneirismo na realização de eventos gastronômicos, a participação dos restaurantes durante a primeira edição do Menu Sustentável proporcionará uma experiência diferente aos paulistanos e ainda mostrará que a sustentabilidade pode sim compor os mais diversos estilos gastronômicos. Todos os chefs acreditaram e aceitaram o nosso desafio do Menu Sustentável e temos plena confiança que o evento será um sucesso na cidade”, afirma o coordenador de Marketing da Mica, Amaro Rodrigues.
Além de levar a bandeira da sustentabilidade à cozinha, o Menu Sustentável aproveita a oportunidade para difundir a apoiar uma grande causa: o trabalho promovido pelo Banco de Alimentos, organização não fundamental que desde 1999 atua na arrecadação de alimentos sustentada pelo ciclo da redução da fome por meio do combate ao desperdício de alimentos e a promoção da educação e a cidadania em nossa sociedade. Cada casa participante terá à disposição um cofrinho onde os clientes pode realizar sua doação em prol do Banco de Alimentos.
O Menu Sustentável tem início junto com a segunda edição da Virada Sustentável, evento que promete movimentar o fim de semana de 2 a 3 de junho com diversas atividades com foco na conscientização dos paulistanos em relação a sustentabilidade.
Informações: www.viradasustentavel.com/gastronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *