Manaus debate oportunidades para Copa de 2014

[Por Sebrae, 08/09/2011]
Encontro nesta sexta-feira (9) é direcionado às micro e pequenas empresas e vai discutir potencial de investimentos que surgirão com o mundial
Brasília – O Sebrae no Amazonas inicia os preparativos para a Copa do Mundo Fifa 2014 com um aquecimento sustentável. O “Encontro Sebrae de Negócios: oportunidades para 2014” compensará a emissão do gás carbônico (CO2) que será liberado durante sua realização, nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. O evento é direcionado às micro e pequenas empresas que pretendam adquirir maior conhecimento sobre o potencial de investimentos que surgirão em Manaus em função do evento esportivo. Na ocasião, serão divulgadas 450 oportunidades de negócios.
“As micro e pequenas empresas precisam se preparar e o Sebrae tem feito esforços neste sentido. Elaboramos um mapeamento com as oportunidades que serão geradas em todas as fases da Copa do Mundo e estamos realizando esta série de encontros em todas as cidades-sede para apresentar as oportunidades. A Copa do Mundo irá aumentar a participação dos pequenos negócios no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o legado deixado impulsionará o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
A empresa de gestão ambiental Atmosfera fará um levantamento de dados a partir de um questionário aplicado com os participantes do encontro. A sondagem estimará o volume de resíduos sólidos (destinados à reciclagem) e total de CO2 (proveniente da respiração humana, da queima dos combustíveis e consumo de energia) liberados durante o evento. Um índice internacional calcula a compensação ambiental. “Sabemos que a intenção do Amazonas é realizar uma ‘Copa Verde’, sustentável, e com este evento já queremos dar nossa contribuição, incentivando iniciativas que favoreçam o meio ambiente”, avalia o superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha.
Programação
A programação do encontro inclui palestras, mesa redonda sobre oportunidades e apresentações da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) do Governo do Estado e dos projetos do Sebrae no Amazonas. Um dos destaques será a apresentação do estudo de oportunidades feito pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na mesa redonda “Perspectivas de Negócios para a Copa 2014”, estarão Júnior, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo da torcida do Flamengo, representantes do Governo do Estado, da prefeitura da capital, do empresariado e da imprensa esportiva de Manaus.
O “Encontro Sebrae de Negócios: oportunidades para 2014” será realizado em todas as capitais brasileiras onde haverá jogos da Copa. Manaus é a penúltima a receber a identificação das possibilidades de crescimento econômico que podem chegar com o torneio. No Amazonas, o evento conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae