Paratur leva agentes de turismo para conhecer a ilha de Mosqueiro
[Por Agência Pará de Notícias, 27/04/2012]
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove, na manhã desta sexta-feira, 27, a visita de quatro agencias de viagem à ilha de Mosqueiro, distante 70 quilômetros de Belém. A incursão faz parte do “Programa de Estruturação de Produtos Turísticos para o Fomento do Receptivo na Região das Ilhas de Belém – PA” que vem sendo executado pela Paratur desde o último dia 17. O objetivo é mostrar aos agentes novos produtos turísticos que atendam tanto a demanda local como a de negócios e eventos. O projeto foi desenvolvido em parceria com Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc).
Segundo Silmara Resque, gerente de Negócios da Paratur, por meio do resgate de uma consultoria, a Companhia propõe um novo roteiro turístico para a ilha de Mosqueiro que atenda principalmente o turista de negócios e eventos que vem a Belém. Ainda segundo ela, o roteiro mostrará um pouco do perfil da história da ilha, a peculiaridade da arquitetura dos Chalés, modos de vida do habitante local, trilhas e o circuito de praias fluviais.
Ainda como parte do projeto, a Paratur vem promovendo, desde o último dia 17, ações de mobilização de representantes do turismo local, como a Associação Pró-Turismo, Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania da Ilha de Mosqueiro (Conseg) tapioqueiros, barraqueiros, artesãos e outros segmentos. No dia 19, uma reunião marcou a apresentação das ações previstas para a região, conforme Plano Estratégico de Turismo da Paratur, aos atores locais envolvidos com o turismo. Após a reunião houve um Famtur (visita de familiarização) e ações de levantamento de demanda de qualificação, que visam garantir mais qualidade e competitividade dos produtos e serviços turísticos oferecidos. Além disso, a ilha já recebeu ações de qualificação profissional de turismo realizadas pela Paratur.
Integram o grupo de visitação representantes das agências Travel in, Vitt Turismo, Enjoy e Brasil Amazon, além de representantes da Belemtur, Sebrae-PA e Abeoc. Representantes do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) e Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur) também participam.
Fortalecimento do turismo – A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) segue realizando as ações de fortalecimento do turismo nos municípios paraenses. Desde a ultima segunda-feira, 23, os municípios de Bragança, Tracuateua e Curuçá recebem técnicos da Paratur para reunião com autoridades ligadas ao turismo, com o objetivo de apresentar o novo modelo de gestão municipal da atividade. A ação, que é realizada pela Diretoria de Fomento da Paratur, faz parte da execução do Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”. Baracarena e Cametá serão os próximos municipios a receberem as ações.
Turismo em números – Segundo a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, o Governo do Estado trabalha o fortalecimento do turismo em várias vertentes. A promoção e marketing do destino nos mercados nacionais e internacionais, prioridade do Plano Estratégico de Turismo do Pará, são algumas delas. O objetivo é atrair fluxo e aumentar a permanência dos turistas no Estado e, com isso, gerar mais emprego e renda. Outro investimento é na profissionalização da oferta da mão-de-obra e de serviços. “Por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTUR) mais de 10.500 profissionais serão qualificados pela Paratur até 2015. A melhoria da qualidade e quantidade da oferta de serviços e produtos no Estado certamente vai atrair mais investidores à região, entre eles os da área da hotelaria”, diz Socorro.
A gestora da Paratur adianta que a estimativa de fluxo turístico para 2012 é de mais de 850 mil turistas, oriundos do Brasil e de outros países, a exemplo dos Estados Unidos, Portugal, França e seus departamentos ultramarinos, entre outros. Em 2011 o fluxo anual somou mais de 770 mil turistas, que deixaram no Pará 380 milhões de reais. O crescimento representará um aumento de 9,54%. O setor, segundo ela, gerou mais de 93 mil empregos.
“Nossa expectativa é de tornar o Pará cada vez mais atraente e competitivo no mercado nacional e internacional, trazendo o máximo de investidores, sejam agentes de viagens, hoteleiros, empresas de transporte, do setor de gastronomia e outros”, afirma a presidente da Paratur, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês em substituição à Adenauer Góes, nomeado pelo governador Simão Jatene titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur).