Diretores do Festuris recebem representantes do setor de Turismo

Na manhã desta quinta-feira (12), os diretores do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, recepcionaram os secretários de Turismo de Garibaldi, Ivane Favero (acompanhada por Milena Casagrande, também do município); Flores da Cunha, Éverton Scarmin; e Gramado, Rosa Helena Volk, além da representante do Fundo do Turismo de Nova Petrópolis Luciane Schommer. O encontro para um café da manhã ocorreu no Restaurante Otto do Hotel Rita Höppner, em Gramado, e serviu para trocar experiências entre os municípios que receberam caravanas internacionais durante o 25º Festuris. Na oportunidade, Marta explicou como foi o início da implantação das caravanas, que surgiram com o objetivo de promover o Rio Grande do Sul.
“Os voos diretos que saem de Porto Alegre para destinos internacionais sempre estão lotados. O que nos interessa é lotar esses voos quem vêm de lá para cá”, apontou Marta, lembrando que, para isso, é fundamental a participação dos municípios. “Os jornalistas e agentes de viagens que participam das caravanas querem ter vivências nos destinos que visitam. Eles precisam, sim, conhecer o produto, mas acima de tudo, precisam de relacionamento”, observou a diretora do Festuris. Eduardo Zorzanello lembrou que o Festuris é um palco de negócios e que os municípios podem, através do evento, buscar a sua internacionalização.
Luciane Schommer disse que Nova Petrópolis ficou satisfeita com o resultado obtido e estará à disposição novamente em 2014 para receber mais uma caravana. Passaram pela cidade portugueses e espanhóis. Para Ivane, o trabalho de construir parcerias com a iniciativa privada é um legado que as caravanas deixam nos municípios. “O esforço foi muito grande, por parte de todos, para que os italianos e mexicanos fossem bem recebidos. Novamente estaremos de portas abertas no próximo ano para um novo grupo”, afirmou.
“Em Flores da Cunha, que não tem vocação turística, o trabalho é bem difícil, mas buscamos a parceria do trade e fomos atendidos. Com isso, conseguimos mostrar o trabalho das vinícolas, tanto as maiores quanto aquelas de produção familiar, o que encantou os convidados. Ficamos satisfeitos e certamente queremos estar juntos em 2014.” O município recebeu equatorianos e peruanos.
Para a secretária gramadense Rosa Helena Volk, não adianta o poder público fazer o trabalho institucional se a iniciativa privada não entrar no ciclo. “Por isso, a união de esforços é que traz os resultados, mesmo que seja a longo prazo”, pontuou.

Luciane Schommer, Milena Casagrande, Marta Rossi, Ivane Favero, Eduardo Zorzanello, Rosa Helena Volk, Éverton Scarmin e Raquel Menegaz. Crédito da foto: Sabrina Santos/Divulgação

[Por Imprensa Marta & Silvia, 12/12/2013]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *