WTTC: Brasil deve crescer turismo em 7,8%

[Jeanine Pires, 07/03/2012]
O turismo mundial será responsável por mais de 100 milhões de empregos e 2 trilhões de dólares de impacto econômico direto em 2012. A pesquisa realizada pelo WTTC – World Travel & Tourism Council foi divulgada hoje em Berlim durante a feira de turismo ITB.
O crescimento média mundial da indústria de viagens e turismo será de 2,8%, um pouco maior do que a economia mundial quando as viagens internacionais irão ultrapassar a marca de um bilhão de deslocamentos pelo planeta. A expectativa é de que, somada toda a contribuição, direta e indireta, do setor, 6,6 trilhões de dólares sejam injetados na economia global.
O turismo também será um dos principais vetores de geração de empregos no mundo, chegando a representar 1 em cada 1o empregos; o que ajuda a diminuir a pobreza e incluir jovens e mulheres no mercado de trabalho.
A América Latina será uma das regiões de maior crescimento depois da Ásia, com um crescimento médio de 5,6%. O Brasil se destaca nesse cenário, com a previsão de crescimento de 7,8% em grande parte devido ao aumento da demanda doméstica. Os empregos do setor terão destaque, o quinto maior crescimento mundial, 7,1% em 2012. Ainda grande destaque no Brasil tem a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros, com crescimento previsto de 11,6% esse ano e uma média anual de crescimento de 12,2% até 2022.
O estudo do WTTC é feito anualmente em 181 países, deixando o Brasil em 6º lugar no ranking mundial de impacto do turismo em termos absolutos, ou seja: geração de empregos diretos e indiretos; investimentos públicos e privados, geração de divisas e impacto direto e indireto no PIB nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *