Copa ganhará reforço de 80 mil profissionais qualificados
[Por Mercado e Eventos, 09/03/2012]
O Ministério do Turismo lançará, até o final desse mês, o ‘Pronatec Copa’, um programa gratuito de qualificação, voltado para os profissionais da linha de frente do receptivo turístico. A iniciativa faz parte das ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Serão 80 mil vagas, direcionadas para 32 atividades ligadas ao turismo nas 12 cidades-sede da Copa e entorno, e outros 12 destinos indutores. Além da qualificação, os profissionais poderão, ainda, participar de cursos de inglês e espanhol.
Para se inscrever, o profissional fornecerá seu CPF e o CNPJ da empresa na qual trabalha. E a empresa deverá estar incluída no cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur (http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/qualificacao_equipamentos/cadastur.html). As matrículas serão realizadas por meio do site do ministério. Um sistema 0800 também será disponibilizado para que os alunos tirem suas dúvidas em relação à inscrição.
Os cursos serão presenciais, de aproximadamente 160 horas/aula, e cerca de quatro meses de duração. Ao final, os alunos receberão certificados, e as empresas, o selo de ‘Anfitrião Campeão’ – atestando que participou da preparação para receber os turistas com mais qualidade.
“O Pronatec é o programa oficial de qualificação do Governo Federal. A ação de capacitação, desenvolvida com eficiência e experiência pelo Ministério da Educação, está sendo levada para o turismo nacional”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Outras 160 mil vagas serão abertas pelo programa em 2013 e 2014”, completou.
Os cursos são uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação. O Sistema S e os institutos federais, que possuem experiência na área de qualificação, serão os executores das aulas. A estratégia do MTur é aproveitar programas e ações setoriais já existentes, desenvolvidas com eficiência por essas instituições.