Música e Copa são destaque na Europa
[Por BRASILTURIS JORNAL, 06/12]
O projeto “Ritmos do Brasil”, em que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveu oficinas de músicas na Europa, alcançou a marca de cerca de mil estrangeiros participantes e obteve 175 matérias publicadas na imprensa internacional.
A ação divulgou no mercado internacional, por meio de uma oficina musical, a cultura das 12 cidades-sede da Copa de 2014. O projeto que passou por Paris (França), Milão (Itália) e Berlim (Alemanha), mostrou aos europeus alguns ritmos tradicionais da música brasileira e tece como objetivo despertar o interesse dos estrangeiros em conhecer o Brasil.
“Diante do cenário competitivo em que estamos inseridos, queremos manter o debate constante sobre diferentes componentes que formam a imagem do País e impactam nas decisões de viagem”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, ressaltando que além das estratégias estabelecidas pelo Plano Aquarela, é necessário atualizar os instrumentos de ação e promoção turística. “Sabemos do poder de convocação da música brasileira que é um dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil e um de nossos melhores produtos de exportação. Devemos aproveitar isso”, complementou Dino.
Foram ministradas oficinas musicais e os participantes receberam cerca de mil instrumentos musicais-brinde estilizados com a Marca Brasil. Além disso, os europeus tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos ritmos regionais e de suas respectivas cidades de origem.
Após a oficina, os convidados participaram de um show, tocando o instrumento que receberam como brinde. O show foi composto por 12 músicas, cada música relacionada a uma cidade-sede. Um animador fluente na língua local foi responsável por contar um pouco da história do ritmo e da cidade. Simultaneamente, um vídeo de cada cidade era apresentado em um telão localizado no fundo do palco.