Brasil ganha programa de hosted buyers exclusivo na BTL 2012

[Por Mercado e Eventos, 18/12/2011]
Os preparativos para a 24ª edição da BTL (Feira Internacional de Turismo) 2012 estão a todo o vapor. Pela primeira vez, o Brasil ganha o status de destino internacional convidado da feira e garante facilidades para sua promoção em Portugal. Além de ocupar fisicamente uma área de 1.500 metros quadrados, o país ganha um programa de hosted buyers exclusivo. “Prevemos a participação de 400 compradores internacionais interessados em promover os destinos brasileiros para o mundo. Por isso, estamos convidando os grandes operadores do Brasil e as empresas associadas à Braztoa para estejam presentes”, disse Fátima Vila Maior, diretora da área de feiras da Fil e responsável pela BTL, ao apresentar as novidades da feira para jornalistas internacionais, incluindo a reportagem do MERCADO&EVENTOS, entre os dias 16 e 18 de dezembro. A BTL 2012 acontece de 29 de fevereiro a 4 de março, no Pavilhão de Eventos da Fil, em Lisboa.
A seleção e o agendamento das reuniões com representantes do destino Brasil no programa conta com o apoio da Embratur e da Tap Portugal. Em pesquisa realizada em setembro deste ano com mais de quatro mil agentes de viagens europeus, a BTL observou a crescente importância do mercado brasileiro. O país foi o segundo destino mais procurado por compradores internacionais, logo depois de Portugal. Como país convidado, o Brasil promete realizar uma apresentação especial na BTL. No ano que vem, o destaque será o Rio de Janeiro. A ideia, segundo a executiva, é manter o Brasil como nação convidada pelos próximos anos, alternando somente o Estado em destaque. “É uma oportunidade para mostrarmos a diversidade do destino brasileiro”, comentou. Além desse programa específico para comercialização do Brasil, a BTL promoverá outros dois projetos: um voltado para Portugal e outro direcionado para os interessados em comprar produtos das nações de língua portuguesa. São elas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé de Príncipe e Timor Leste.
“Temos confirmada a participação de buyers do Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, China e mais sete países europeus como Rússia, Polônia, Itália e França”, acrescentou Fátima. As reuniões acontecerão no pavilhão 3 da Fil. A BTL 2012 ocupará quatro pavilhões. O primeiro é dedicado as entidades e órgãos de turismo de Portugal. Nesse local, a região do Açores terá o maior estande com 1.000 metros quadrados. O segundo e terceiro pavilhão acomodarão o trade turístico como companhias aéreas, redes hoteleiras, serviços turísticos e outros. As pequenas empresas desses segmentos também terão espaço garantido no ano que vem. “Decidimos dar um suporte para que as agências e hotéis menores pudessem estar na BTL. Por um preço mais acessível, elas poderão ter um espaço de quatro metros quadrados para exposição”, explicou a diretora. Já o quarto pavilhão comportará os destinos internacionais, incluindo o Brasil, e o local para se provar a gastronomia do mundo.
A partir de 2012, todos os expositores da BTL terão acesso a uma tecnologia que permite o agendamento online de reuniões. Essa ferramenta será aberta tanto aos hosted buyers como aos integrantes do Club BTL. As reuniões serão marcadas sem a intervenção da equipe da BTL. De acordo com Fátima, o Club BTL traz facilidades como entrada gratuita na feira, descontos em hotéis e participação no congresso da feira. “Atualmente temos 1.000 membros, mas queremos crescer esse número”, disse. Embora a programação completa do congresso da BTL deva sair em até 30 dias, Fátima Vila Maior ressaltou que o Brasil e o Alentejo – destino nacional convidado – servirão de temas para os debates durante os cinco dias de feira. “Discutiremos ainda a situação dos países de língua portuguesa e teremos um fórum sobre a América Latina”, garantiu.
Outra inovação para a BTL 2012 é a possibilidade de vender diretamente produtos para o público final. No final de semana, 3 e 4 de março, os consumidores terão condições de comprar serviços turísticos com até 30% de desconto. Essa novidade é válida para todos os expositores da feira. Os três primeiros dias do evento, 29 de fevereiro, 1º e 2 de março, são dedicados exclusivamente aos profissionais do turismo. As inscrições para a BTL 2012 podem ser feitas pelo site www.btl.fil.pt e se encerram no final de deste mês. Na edição deste ano, a feira contabilizou 74 mil visitantes de 43 destinos internacionais. Desse total, 38 mil eram representantes do trade turístico, sendo 2.800 estrangeiros. “Nossa estimativa é aumentar o número total de participantes em até 5%”, adiantou Fátima Vila Maior. Dos 990 expositores presentes em 2011, 27% estiveram pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *