World Travel Market Latin América será em São Paulo
[Por Revista Hotéis, 23/11/2011]
A organizadora e promotora de eventos Reed Exhibitions, através de sua divisão Reed Travel Exhibitions, anunciou nesta quarta-feira (23/11) em coletiva de imprensa, realizada no auditório de sua sede regional, localizada na região Central de São Paulo, o lançamento da feira de turismo World Travel Market Latin América. No evento estavam presente autoridades do trade turístico brasileiro e da América Latina, como Luciane Leite, Diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo, Márcio França, Secretário Estadual de Turismo, Toni Sando, Diretor Superintendente do SPCVB – São Paulo Convention & Visitors Bureau, e dos diretores da Reed Travel Exbihitions, Vicent L. Hoste, Diretor de Projetos, Richard Mortimore, Diretor Administrativo e de Lawrence Reinisch, Gerente da feira.
Segundos os diretores da Reed esta é a primeira vez que a marca da conceituada feira WTM – World Travel Market, realizada anualmente em Londres (Reino Unido) há 32 anos, será produzida em outro local, e isso mostra a importância do Brasil e da América Latina no panorama mundial do turismo. A WTM Latin América será anual e com três dias de duração, terá uma grade de palestras e seminários de conteúdo acadêmico, para contribuir com a formação dos profissionais do trade turístico; reuniões governamentais com modelo no Minister’s Summit, e está prevista para ser realizada no mês de abril de 2013, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
De acordo com Hoste, a WTM Latin América não concorrerá diretamente com os outros eventos que já existem no Brasil, já que a Feira das Américas – Abav e o Workshop Braztoa, entre outros, são principalmente direcionados a agentes de viagens nacionais. “Já a WTM Latin América focará a geração de networking e negócios entre fornecedores de produtos e serviços e compradores internacionais. Por isso, que escolhemos São Paulo para a realização deste evento, pois aqui é a capital dos negócios da América Latina e referência mundial em realização de feiras, e a cidade também oferece para nós uma grande acessibilidade aos nossos compradores e expositores através dos aeroportos de Congonhas e Cumbica – Guarulhos, além de possuir a maior rede hoteleira do País. Tudo isso influenciou na escolha de São Paulo como sede da principal feira internacional direcionada ao setor de turismo”, destacou o diretor de projetos.
Outra diferença em relação às feiras já existentes no País será o foco no Turismo receptivo e da América Latina e em B2B (negócios). “Na nossa feira iremos explorar produtos do mundo todo, nos segmentos de Lazer, Corporativo e Conferências. Mas esperamos que 50% dos expositores sejam do segmento Inbound brasileiro e latino-americano. A expectativa para esta primeira edição é de 400 expositores, entre 12 mil e 15 mil visitantes”, revelou Reinisch.
Mortimore acrescenta também que esta feira vem para fortalecer e promover a América Latina como um destino moderno para os viajantes e contribuir para a formação dos profissionais de turismo. “O evento será uma grande oportunidade para lançar novos produtos porque os olhos do mundo estarão voltados a América Latina e esperamos que a feira seja um grande sucesso”, concluiu o diretor administrativo.