Sebrae participa da Semana Global do Empreendedorismo

[Por Sebrae, 01/11/2011]
Brasília – Parceiro na realização da Semana Global do Empreendedorismo, o Sebrae vai realizar uma série de mobilizações em todo o país. Um total de 246 atividades – entre palestras, cursos e capacitações – deve ser promovido pela instituição durante a semana do dia 14 a 20 de novembro. A expectativa é que outras unidades do Sebrae cadastrem novas ações até o início do evento.
A Semana Global do Empreendedorismo, coordenada pelo Instituto Endeavor, é realizada no Brasil desde 2008. O tema em 2011 é “De Empreendedor para Empreendedor” e a programação conta com mais de 3,2 mil ações, envolvendo todos os parceiros e atingindo 3,5 milhões de pessoas em todo o país.
A semifinal e a final do Desafio Sebrae, jogo interativo que simula o dia a dia da gestão de uma empresa, fazem parte da Semana Global. Ao todo, 160 estudantes estarão em Brasília participando da disputa entre os dias 18 e 22 de novembro.
Em quatro cidades brasileiras haverá eventos para fomentar a troca de experiências de prática de gestão. Um bate-papo será promovido nos municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife e vai juntar donos de micro e pequenos negócios e de grandes empresas. Eles darão depoimentos e trocarão informações.
Entre os dias 16 e 18 será realizado em Brasília o Fórum Sebrae do Conhecimento. O encontro, que vai reunir representantes de todas as unidades estaduais da instituição, debaterá os temas mais recentes da agenda das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais (EI). O objetivo é discutir com as unidades estaduais e especialistas os três desafios competitivos para os pequenos negócios no cenário atual: estratégias do país para a inclusão produtiva, inovação como eixo para o desenvolvimento, e perfil das empresas de sucesso na economia contemporânea.
O encontro é um espaço para o Sebrae alinhar com as unidades estaduais as diretrizes e estratégias, para divulgar e lançar programas nacionais, e apresentar um balanço das metas e resultados da instituição. Durante o Fórum será montada uma feira com exposição de produtos e serviços ligados aos temas da inclusão produtiva e da inovação.
Semana Global
A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional que acontece todos os anos durante o mês de novembro, em 104 países. Participam das atividades organizações, governos e pessoas interessadas em promover o espírito empreendedor.
No Brasil o objetivo é influenciar empreendedores para que adotem iniciativas de inovação, segundo explica o diretor da Endeavor, Juliano Seabra. “Acreditamos que a Semana pode contribuir efetivamente para melhoria das condições empreendedoras no país, e, por isso, definimos prioridades de ataque”, afirma.
Desde a primeira edição no Brasil, em 2008, a Semana Global já mobilizou mais de 6 milhões de participantes, em mais de 5 mil ações. Só no ano passado foram envolvidas 2,6 milhões de pessoas.
A abertura oficial do evento será no dia 13, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. A lista completa das atividades pode ser acessada no endereço: http://www.semanaglobal.org.br/lista-atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *