Os 10 Anos e o Antes e Depois do Recife CVB
[Por BRASILTURIS JORNAL, 28/11/2011]
Como o efeito é cinematográfico, pode-se historiar entre o Antes e o Depois. Assim, o ‘Recife Convention 10 Anos, essa história é nossa’, filme retrospectivo desta década na trajetória do turismo de negócios e de muitos segmentos na capital e em Pernambuco, bem poderia ter o subtítulo de “Antes e Depois’, ainda mais com a somatória do que já foi obtido com as projeções que são feitas para os próximos tempos.
A pré-estréia do material promocional exibida nesta segunda-feira (28/11) e que terá apresentação oficial logo mais na festa dos 10 Anos, bem posiciona esta condição. ‘Esta é uma comemoração diferencial para uma data especial’, afirmou o presidente Paulo Menezes, ao destacar que o sucesso destes dez anos é também um momento de agradecimento. ‘Pois é uma entidade que congrega todos os setores do Turismo de Pernambuco e todas as parcerias e incentivos público e privados’.
Com 190 associados, referência entre os modelos existentes no Brasil , o Convention do Recife faz e acontece. Fundado em 2 de maio de 2001, na terceira tentativa para se transformar em realidade, e foi o responsável direto pela integração e modificação histórica do turismo no Estado, com particular atenção para Recife. ‘Celebramos hoje os bons resultados que reposicionaram Recife e Pernambuco como um forte destino de negócios, eventos e lazer’, afirma Paulo, o quatro presidente na escala destes dez anos.
Com forte e decisiva atuação na conquista, foram mais de 700 eventos captados e apoiados nestes dez anos, que proporcionaram mais de 1 milhão de 750 mil visitantes, 4 milhões de diárias, cerca de R$ 4 bilhões no impacto econômico local. Hotelaria e serviços em geral tiveram benefícios com toda a mudança de cenário, responsável também por novos investimentos, modernização de equipamentos hoteleiros, e oportunidades de negócios.
O que aconteceu entre 2001 e 2011 está retratado neste documentário, bem humorado e produzido com especial atenção para mostrar, mais que os momentos da história e evolução do turismo em Pernambuco, a presença de integração da entidade e as mudanças que impulsionou.
Além dos depoimentos dos presidentes – Paulo Menezes, José Otávio Meira Lins, Ozanir Castilhos e Danilo Pedrosa – traz o das executivas Tatiane Menezes, Samira Pavesi e Jeanine Pires, diretoras do organismo durante este período. Desde o primeiro ano foi associado ao ICCA, transformou-se em história e case real de sucesso, tanto que foi convidado e deu entrada no processo de avaliação para ser um dos ‘Best Cities’, com certificação mundial.
Passou pela fase inicial para ser agregado ao grupo que tem expressão internacional pelas ações produzidas – como os de Vancouver, Edimburgo, Copenhague, Melbourne, Cingapura, Cidade do Cabo e San Juan. Até 2012 poderá se transformar no primeiro da América do Sul a ostentar este ítem de projeção.
O atual vice-presidente ex-secretario municipal do turismo de Recife considera que ‘em dez anos, o Convention adquiriu uma maturidade profissional muito grande. E para os próximos anos, queremos atuar ainda mais, em um patamar bastante elevado. Estamos dobrando nossa capacidade hoteleira, com um produto moderno, mostrando que Recife e Pernambuco cresceram para uma modernidade competitiva”.
Projeto CURTA RECIFE é lançado nesta segunda
[Por BRASILTURIS JORNAL, 28/11/2011]
A equipe do Curta Recife vai abordar com dicas de onde comer, o que fazer e onde comprar no Recife (PE). A ação inovadora da Secretaria de Turismo do Recife vai levar a informação para locais onde o turista estiver. Nesta primeira etapa, que começou nesta segunda-feira (28/11), serão percorridos os hotéis e restaurantes de Boa Viagem.
Com tablets conectados à internet a ideia é apresentar o melhor da cidade ao visitante com agilidade e a possibilidade de compartilhar experiências através do Facebook. Além de curtir a cidade, o turista pode curtir a página do Recife te Quer na rede social. Os 20 promotores de turismo passaram por treinamento nos atrativos turísticos da cidade. Toda a equipe está certificada no idioma inglês e parte também tem o espanhol. Além disso, foram capacitados sobre redes sociais e a utilização do mapa virtual e mapa impresso do Recife.
A plataforma do projeto é o Facebook, e a proposta é que a página Curta Recife se transforme em um mini portal de turismo com lista de hotéis, pontos turísticos, eventos, locadoras de veículos. “Ao navegar no Facebook, o turista e o recifense irão conhecer os atrativos e roteiros e ao usar o botão curtir irão multiplicar a informação sobre o Recife na rede”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos.
Outra novidade é que haverá quinzenalmente promoções para quem participar da página do Curta Recife. O primeiro sorteio será realizado no sábado, dia 3 de dezembro . O kit conterá camisa, caneca, sombrinha, sacola e bloco de anotação. Periodicamente, serão sorteados pacotes de hospedagem, passeios, entradas para shows e eventos. “O turista terá a informação a mão e concorrerá a prêmios”, complementa Campos. O Trade Turístico é apoiador do projeto, que conta com parceria da ABIH e da Abrasel.