Mercado de intercâmbios movimenta mais de US$ 1 bi por ano
[Por Mercado e Eventos, 09/11/2011]
A Associação Brasileiras de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) realizou pesquisa que mapeou o mercado de educação internacional e intercâmbio no Brasil. Em 2010, 167.432 estudantes brasileiros fizeram algum tipo de curso no exterior, girando mais de US$ 1 bilhão. Mais de 60% das agências consideraram que dos últimos cinco anos, 2010 foi o que teve o maior número de alunos enviados ao exterior.
A pesquisa apontou que em 2011 estima-se que o número de estudantes brasileiros no exterior chegue a cerca de 215 mil, girando mais de 1,5 bilhão de dólares. Em 2012, a previsão é que esse número salte para 282 mil estudantes, com quase dois bilhões de dólares injetados no segmento.
Entre os principais produtos comercializados, o estudo revelou que os cursos de idioma lideram o ranking, correspondendo a mais de 60% das vendas. Programas de High School aparecem em segundo lugar, com 22,5%. Em terceiro estão os cursos de férias, que representam 11% dos negócios.
Sobre a preferência dos destinos, 90% das agências citaram o Canadá como primeira opção. No segundo lugar, os Estados Unidos apareceram em quase 70% das respostas. E o Reino Unido é o terceiro destino mais procurado, sendo a escolha de 60% das empresas. Fatores como custos, facilidade para tirar o visto, segurança, qualidade do ensino e hospitalidade foram os principais motivos que fizeram do Canadá o destino mais procurado pelos brasileiros.
O aumento da participação da Classe C chamou atenção na pesquisa. Das 71 empresas entrevistadas, 54 atenderam a esse público entre 2010 e 2011. E 10% das agências informaram que a Classe C já responde por metade do movimento de negócios. Das agências de intercâmbio que participaram da pesquisa, 89% apontaram a expectativa de haver um aumento nas vendas em torno de 40% nos próximos três anos.
O estudo foi executado pela Ideafix Pesquisas Corporativas e contou com o patrocínio do British Council, Icef e Coris.