Circuito das Águas recebe evento sobre negócios para a Copa

[Por Sebrae-SP, 25/11/2011]
Em busca de uma fatia dos negócios que serão gerados durante a Copa de 2014, empresários de vários segmentos do turismo de municípios do Circuito das Águas estarão reunidos no dia 30 de novembro em Serra Negra, no Encontro de Negócios em Turismo. O evento, organizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP Sudeste Paulista, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio) e Consórcio do Circuito das Águas Paulista, visa mostrar aos donos de micro e pequenas empresas as oportunidades que o maior evento esportivo do mundo pode trazer para a região.
O encontro integra as ações que já são realizadas na região pelo Sebrae-SP, dentro do projeto “Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista”. De acordo com o gerente do Escritório Regional, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, a região tem potencial para atrair uma parcela dos turistas que estarão em São Paulo, uma das 12 cidades-sede da Copa. “Os empresários do setor precisam estar preparados para as oportunidades em toda a cadeia do turismo”, aponta.
De acordo com um estudo encomendado pelo Sebrae junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que engloba nove setores da economia, incluindo o turismo, a Copa do Mundo de 2014 deve gerar oportunidades de negócios para 7,7 mil micro e pequenas empresas. O levantamento aponta que no setor do turismo, de produção associada ao turismo e de serviços há pelo menos 200 oportunidades, entre elas, serviços de emissivo e receptivo por agências de viagens, confecção de mapas, edição de cartões postais, serviços de beleza e estética, serviço regular de transporte turístico, elaboração de projetos de cenografia, exposições de arte e produtos culturais.
A proposta do encontro em Serra Negra é detalhar o mapa das oportunidades para os empresários de meios de hospedagem, agências receptivas, alimentação fora do lar, atrativos turísticos e do artesanato. A palestra “Mapeamento e Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo 2014” será apresentada pelo consultor do Sebrae-SP Cássio Santos. Também será ministrada a palestra “Turismo Receptivo – Tendências e Inovações”, pelo consultor do Senac, Antonio Carlos Bonfato.
Sobre o projeto
O projeto “Redescobrindo o Circuito das Águas Paulista” teve início em 2007, fruto da parceria do Sebrae-SP com o Consórcio do Polo Turístico do Circuito das Águas, que reúne as Prefeituras dos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. A meta é aumentar o fluxo de turistas em 30%, e ampliar a permanência dos visitantes nas estâncias em 45%.
As ações envolvem a melhoria da estrutura de recepção ao turista, formatação de produtos turísticos, capacitação técnica e gerencial, plano de marketing e eventos, sensibilização e envolvimento da comunidade, e gestão e qualidade da atividade turística. Em todos os municípios as atividades estão sendo aplicadas por segmentos como agências de turismo, atrativos turísticos, alimentação fora do lar (bares, restaurantes, lanchonetes), artesanato, entre outros.
Serviço
Encontro de Negócios em Turismo do Circuito das Águas Paulista
Data: 30 de novembro
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de Convenções de Serra Negra (Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n)
Inscrições e Informações – (19) 3243-0277
Programação
8h00 – Cadastramento e café de boas-vindas
9h00 – Abertura
10h00 – Palestra 1: Mapeamento e Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo 2014
11h00 – Palestra 2: Turismo Receptivo – Tendências e Inovações
12h00 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *