Brasil tem a maior delegação na COCAL 2017

A ABEOC Brasil participou do XXXIV Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2017) realizado em Punta del Este (Uruguai) e fez do Brasil, o país com a maior delegação. No total foram 22 participantes brasileiros, entre membros da diretoria e associados. 

“Saímos com o sentimento de dever cumprido, com este reconhecimento de maior delegação da América Latina. O governo e a parceria da Goiás Turismo foram fundamentais para a vitória desta competição”, comenta Ana Claudia Bitencourt, presidente da ABEOC Brasil.
O congresso abordou conteúdos relevantes da área de Turismo e Eventos, além de ter gerado muito networking entre os profissionais da área. No último dia da COCAL 2017 foram apresentadas as candidaturas para a escolha da cidade sede do Congresso em 2019, sendo que o país eleito foi o Panamá.
Já a próxima edição, em 2018, será em Assunção (Paraguai). A ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, apresentou a cidade de Assunção durante uma noite paraguaia realizada durante a COCAL 2017.

Palestrantes

A presidente da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, Graciela Sanchez, fez a abertura do Congresso e desejou as boas vindas a todos os participantes. Em sua fala destacou a importância da união do setor de eventos e o fato de ser uma alegria que, nesta edição da COCAL, tenha representantes de todos os países da América Latina.
No total, o Congresso teve a participação de 17 palestrantes, de nove países e, entre as palestras, destacaram-se: “Gerar negócios com uma plataforma de conhecimentos”, com Sherrif Karamat e “Como manter a competitividade na América Latina com um entorno complexo global”, com Arnaldo Nardone.
Já a palestra “A necessidade de sustentabilidade nos eventos”, com Alan Oplustil, destacou algumas etapas de um evento mais sustentável: gestão de resíduos; comunicação e sensibilização dos participantes; projeto de Stands sustentáveis; gestão de água e elétrica e neutralização de carbono.
Outro destaque da programação foi a palestra de apresentação do destino Punta del Este, sede da COCAL 2017. Ao relacionar os principais pontos que levaram a cidade uruguaia a sediar o Congresso, o palestrante relaciona atributos importantes para qualquer destino que deseja receber eventos internacionais:
– Localizarão estratégica e de fácil acesso;
– Infraestrutura e capital humano;
– Destino seguro;
– Ampla rede de hotéis;
– Instalações para eventos;
– Clima excelente;
– Estabilidade política e social;
– Muitos fornecedores para eventos;
– Proposta de entretenimento diferenciada;
– Gastronomia e compras e
– CV&B altamente profissional e comprometido com grande visão.
Diversas palestras foram transmitidas ao vivo na página da ABEOC Brasil no Facebook e podem ser acessadas, confira!

Assembleia Geral Ordinária

Durante a COCAL 2017 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina. Na pauta estava a aprovação do Balanço da Federação, a eleição do país para a realização do próximo congresso, além de demais informativos e a apresentação de cada país sobre suas principais ações desenvolvidas no ano de 2016.
A ABEOC Brasil apresentou seus principais feitos, que foram: a participação na audiência pública para debater a instituição do Dia do Profissional de Eventos e a contribuição com o Anteprojeto de Alteração da Lei Geral do Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *